Cidade

10 000 Russos na Tabacaria do Teatrão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-05-2019

Os portuenses 10 000 Russos são os primeiros a tocar na Tabacaria do Teatrão no mês de maio.

PUBLICIDADE

O trio de João Pimenta, Pedro Pestana e André Couto está desde o início do ano a trabalhar num novo álbum com lançamento previsto para o segundo semestre de 2019. Para além dos discos já conhecidos, o homónimo “10 000 Russos” e “Distress Distress”, a banda de sonoridade psicadélica trará novidades ao concerto de sexta.

PUBLICIDADE

publicidade

Começaram em 2012, pelas mãos de João Pimenta, dos Tren Go! Soundsystem, e de Pedro Pestana, elementos dos Green Machine e ALTO!. “Gravávamos as jams, alterávamos as mesmas, voltávamos a trabalhá-las, prolongávamos, reduziamos”, dizia João Pimenta, que dá voz e bateria à banda, sobre o processo de criação musical, numa entrevista de 2013 ao Público. Mais tarde juntou-se André Couto, com o baixo.

Não demoraram muito até assinarem com a editora norueguesa Fuzz Records e tratarem do lançamento do primeiro álbum. Com apenas cinco faixas, mas nenhuma com menos de cinco minutos, os 10 000 Russos mostraram aquilo de que são feitos: um rock’n’roll psicadélico comprovado dois anos depois em “Distress Distress”, o segundo disco da banda do Porto, que os levou em múltiplas digressões Europa fora.

PUBLICIDADE

“Com extensas digressões pela Europa, os 10 000 Russos tornaram-se numa das bandas portuguesas com maior representação no universo europeu do rock psicadélico levando, quem assiste aos concertos, por um universo onde há fuzz, noite, kraut, pós-punk e industrial”, escreve a organização do Bons Sons, festival por onde passaram em 2018.

Entre concertos e tempo de estúdio a preparar o novo álbum, o trio passa pela Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro com uma amostra daquilo que já fizeram e do que está para vir. O concerto de sexta tem curadoria de Victor Torpedo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE