Cidade

1 milhão de euros para a estabilização de taludes na Estrada de Coselhas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-10-2018

 

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da segunda-feira, o anteprojeto de estabilização de taludes na Estrada de Coselhas.

PUBLICIDADE

publicidade

O local apresenta diversas instabilizações, que ocorrem especialmente em períodos de chuvas intensas. As soluções propostas pretendem, precisamente, minimizar o desabamento e os deslizamentos superficiais de materiais rochosos e melhorar a drenagem superficial do maciço.

A intervenção tem uma estimativa orçamental de um milhão de euros e um prazo de execução de entre 15 a 20 semanas.

PUBLICIDADE

O anteprojeto é realizado pela empresa COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A., que começou por realizar o levantamento topográfico da zona em estudo, situada na encosta da margem esquerda da ribeira de Coselhas, em Coimbra.

O talude em estudo desenvolve-se numa extensão de 240m e apresenta uma altura média de 25m, tendo na sua base 10 blocos habitacionais e de comércio. A empresa identificou várias instabilidades no local, que podem ocorrer devido às características naturais dos terrenos escavados e que agravam em período de chuvas. Essas instabilizações traduzem-se, fundamentalmente, pelo desabamento e queda de blocos, bem como ravinamento e deslizamentos superficiais de materiais terrosos e rochosos.

As intervenções propostas visam, assim, minimizar estes efeitos e melhorar a drenagem superficial e profunda do maciço.

O projeto prevê trabalhos preparatórios, de desmatação e desarborização, remoção de blocos acumulados, saneamento de blocos instáveis e remoção de redes existentes. E soluções de estabilização, tais como o reperfilamento de taludes, a colocação de redes de alta resistência, betão projetado, barreiras dinâmicas, recalçamento de fundações e preenchimento de consolas. Estão previstas ainda outras intervenções complementares que possibilitem o reforço da drenagem superficial do talude.

A intervenção tem um custo orçamental estimado em cerca de 1.050.000 euros e um prazo de execução que pode ir das 15 às 20 semanas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE