Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

​​ Cirurgia inovadora da coluna realizada hoje no Spine Center em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-05-2017

Foi realizada hoje, no Spine Center em Coimbra, uma extirpação de uma hérnia discal por via extra foraminal guiada por navegação. Trata-se de uma técnica nunca antes realizada em Portugal, e que permite retirar a hérnia discal que comprimia a raiz nervosa de um doente, por via minimamente invasiva guiada por navegação.

PUBLICIDADE

unnamed (10)

Luís Teixeira, cirurgião que fez a técnica, e responsável do Spine Center, explicou que não há sequer necessidade de entrarmos dentro do canal vertebral dado que é uma abordagem diferente da coluna vertebral feita por via postero-lateral.

PUBLICIDADE

publicidade

A utilização da navegação permite efectuar uma incisão de reduzidíssimas dimensões, localizar perfeitamente o nível, e fazer uma progressão até à hérnia por fora da coluna entrando pelo foramen, afastando as estruturas nervosas e retirando a hérnia de disco, acrescenta o médico.

unnamed (12)

PUBLICIDADE

Luís Teixeira salienta ainda que “não entrando no canal, não fica fibrose dentro do canal e não se manipulam as estruturas nervosas que existem dentro do canal vertebral, sendo portanto vantajoso e que a navegação permitiu fazer com alto rigor e elevada segurança, encurtando os tempos operatórios e permitindo uma mais rápida recuperação”.

unnamed (11)Com esta técnica aplicada é possível que a doente operada de manhã tenha alta em menos de 24 horas e recupere a actividade profissional em menos de 1 mês.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com