Desporto

Volta a Portugal: Belga voou no Prólogo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-07-2015

Gaetan Bille (Verandas Willems) venceu esta quarta-feira, em Viseu, o prólogo da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, depois de completar os 6 quilómetros do contrarrelógio em 7 minutos e 22 segundos. Nascido em Soest, na Alemanha, mas de nacionalidade belga, o corredor de 27 anos, foi o vencedor do dia, mas não tem muita fé em manter a Camisola Amarela Liberty Seguros. “Claro que estou feliz, mas agora é necessário ver etapa a etapa, sei que é complicado conservar a liderança. Se não conseguir acompanhar os trepadores, pelo menos quero voltar a dar nas vistas no contrarrelógio no penúltimo dia de competição.”

PUBLICIDADE

O último corredor dos 137 que iniciaram o percurso que atravessou o centro histórico da “Cidade Coração de Portugal” foi Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), o vencedor da Volta em 2014. Envergando a cor da vitória, partiu decidido a destronar o tempo do belga, mas gastou mais 3 segundos classificando-se em segundo lugar enquanto outro belga, Dimitri Claeys, companheiro de equipa de Gaetan Billie foi terceiro. O melhor português foi José Gonçalves (Caja Rural – Seguros RGA), que ao gastar mais 16 segundos que o vencedor, foi quinto classificado. Em dia de lutas individuais contra o cronómetro mereceu destaque também o italiano Luca Capelli (Team Idea 2010 ASD) ao vestir a Camisola Branca RTP, por ser o melhor jovem em prova.

Seja onde for, a Volta faz bater mais forte o coração de quem a recebe. Ainda o sol se revelava nas primeiras horas da manhã e já se sentiam as primeiras movimentações em Viseu.

PUBLICIDADE

publicidade

A Volta ia começar, ainda que só no período da tarde os ciclistas estivessem em prova. Os homens destacados para as montagens das estruturas começavam a preparar todos os pormenores para o Prólogo. Desde a rampa de partida à colocação das barreiras ao longo do percurso, tudo estava a ser preparado ao pormenor. A agitação maior estava para chegar. A expectativa neste Prólogo era enorme por apresentar-se como inédito. As atenções estavam voltadas para o centro histórico de Viseu. Foi lá que ao longo do dia se concentraram centenas de pessoas. A beleza do património histórico envolveu-se com os gritos de apoio numa banda sonora de arrepiar o menos entusiasta das bicicletas.

Prólogo cumprido, a Avenida da Europa, ponto de partida e final de competição alargou-se em festejos com a cerimónia de pódio. Era Viseu a celebrar a Volta. Para trás ficaram, como sempre, as memórias de quem assistiu à festa deste verão, num espetáculo que se reinventa todos os anos. Pela frente, a 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem agora dez etapas e mais de 1500 quilómetros até ao destino final, Lisboa.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE