Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Visita Cultural a Alvoco da Serra, Festa do Solstício e caminhada do Lampião

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 16-06-2015

O Município de Seia, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvoco da Serra e o Centro Dinamizador da Rede das Aldeias de Montanha, promove no próximo dia 20 de junho o 5º PasSeia, um convite para conhecer o património histórico e arquitetónico de Alvoco da Serra, a visitar a feira medieval e a percorrer os “giros da água” à luz de lanterna, na Caminhada do Lampião. 

PUBLICIDADE

Alvoco_da_Serra

O passeio cultural a Alvoco da Serra está associado à Festa do Solstício de Verão e à Caminhada do Lampião, que durante esse fim de semana decorre nesta freguesia. Do programa, que conta com a colaboração de João Belarmino, integra a visita à Igreja Matriz Nossa do Rosário, Capela de São Pedro, Santo António e São Sebastião. A partida de Seia está agendada para as 14:15h, com chegada a Alvoco da Serra uma hora depois. Para as 18h está estipulada uma visita à feira local, às 19h o jantar e às 22h a realização da Caminhada do Lampião, um percurso com 4,5 Km.

PUBLICIDADE

publicidade

A Caminhada do Lampião surge, como auxiliar da memória coletiva da aldeia de Alvoco da Serra, que procura através de uma experiência única em contacto com a natureza reviver os percursos que eram calcorreados durante a noite, com a ajuda da luz do lampião, para fazer a gestão da água através dos “giros”. Os “giros da água” que determinavam o seu uso em cada uma das levadas eram uma necessidade natural, que com base na passagem oral de geração em geração, dispensavam contratos ou quaisquer formalismos, no entanto eram por todos respeitados. Estas levadas irrigavam, dia e noite, os terrenos agrícolas. Nesta caminha vamos conhecer os Giros do Porto do Lobo, o da Carquejeira e o do Rabaçal.

A participação nesta atividade tem um custo associado de 10€, para adultos, e 5€ para crianças até 14 anos, valor que inclui almoço e transporte de autocarro. Os interessados em realizar o PasSeia poderão inscrever-se no Arquivo Municipal (arquivomunicipal@cm-seia.pt / tel. 238 081 392).

PUBLICIDADE

O projeto “PasSeia” contempla a realização de passeios guiados nas freguesias do concelho, sendo uma excelente oportunidade para conhecer alguns dos principais locais de interesse cultural das mesmas, uma experiência enriquecida pelo conhecimento e saber de quem lá vive.

Na génese destas visitas culturais estão a valorização e divulgação do património cultural do concelho e a promoção, intercâmbio e convívio entre freguesias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com