Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Vila Nova de Poiares investe 200 mil euros na recuperação da floresta

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-02-2019

A Câmara de Vila Nova de Poiares está a realizar trabalhos de regeneração florestal e fluvial em zonas afetadas pelos fogos de outubro de 2017, nos quais vai investir 200 mil euros, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Com esta ação, já a decorrer nas freguesias de Lavegadas, São Miguel de Poiares e Poiares, a autarquia a que preside o socialista João Miguel Henriques pretende “promover a segurança dos cidadãos e dos seus haveres, nomeadamente junto dos aglomerados populacionais, na rede viária e ainda ao longo das linhas de água”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado, este município do distrito de Coimbra informa que o investimento, no montante de 193.784 euros, “resulta de uma candidatura” ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e teve financiamento de 100% dos fundos comunitários.

No total, serão intervencionados 190,52 hectares e os trabalhos, que começaram em dezembro, têm o prazo de 12 meses para ser realizados.

PUBLICIDADE

“Estas ações, a par de outras em estudo, são fundamentais não só por permitir recuperar todo o património natural que nos caracteriza e que foi devastado por esse malogrado incêndio, mas também por reduzir a possibilidade de outras ocorrências do género”, segundo João Miguel Henriques.

Citado na nota, o autarca afirma que “é urgente adotar uma política preventiva, que assegure a maior proteção, ao mesmo tempo que contribua para a preservação da natureza”, “um dos ativos mais importantes do concelho em matéria de promoção do turismo de natureza e dos desportos de aventura”.

Entre as ações a executar estão a substituição de sinalização danificada, a recuperação das faixas de gestão de combustível associadas aos aglomerados populacionais, a rede viária e os pontos de água, com corte e remoção de árvores e arbustos queimados nas linhas de água e nas margens, além da plantação de espécies autóctones.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com