Primeira Página

Vida Saudável e Envelhecimento Ativo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-12-2014

InnoLife, um consórcio de 144 empresas europeias, institutos de investigação e universidades, entre as quais, a Universidade de Coimbra  (UC), acaba de ser escolhido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) como o projeto “Knowledge and Innovation Community – KIC – (Comunidade de Conhecimento e Inovação) para a Saúde. Com um orçamento global de 2,1 milhares de milhões de euros, é uma das maiores iniciativas públicas de saúde em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Ao longo dos próximos sete anos, os parceiros do EIT Saúde, que incluem também a portuguesa Bial, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), vão desenvolver produtos inovadores, ações educativas e serviços para enfrentar o desafio da evolução demográfica na Europa.

Como só há uma KIC em cada área na Europa, a «KIC agora aprovada é a única da Europa na área da Saúde, pelo que a presença da Universidade de Coimbra neste consórcio, com os seus parceiros Bial, Instituto Pedro Nunes (IPN) e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tem grande valor estratégico para a afirmação de Coimbra e da região centro no competitivo espaço europeu; potenciando o sector da Saúde e Inovação com o envolvimento da rede Ageing@Coimbra, e dos parceiros da Região Centro como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável», afirma o reitor da UC, João Gabriel Silva.

PUBLICIDADE

Ursula Redeker, presidente da Roche Diagnostics GmbH e oordenadora do projeto EIT Saúde, expressou sua gratidão a todos os interessados e sublinhou as oportunidades do KIC para permitir uma melhor e mais longa vida para as pessoas na Europa, através da criação de novos negócios e inovação.

Para iniciar e coordenar os vários projetos, os parceiros do consórcio vão criar uma nova empresa, com sede em Munique, Alemanha. As atividades regionais serão organizadas pela localização partilhada em centros de Heidelberg (Alemanha / Suíça), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Paris (França), Roterdão (Holanda / Bélgica) e Estocolmo (Suécia / Dinamarca). Uma parte integrante do EIT Saúde é o conceito “InnoStars” para ampliar a participação de parceiros na Hungria, Polónia, Eslovénia, Croácia, Portugal e País de Gales. As Regiões dos países “InnoStars” vão cooperar ativamente entre si e com os centros co-localizados, para melhorar a inovação em saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a assinatura de um contrato-programa com o IET, as atividades deverão ter início em meados de 2015. O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia irá fornecer ao EIT Saúde cerca de 80 milhões de euros anuais para o financiamento de novas colaborações, educação e projetos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE