Cinema

Victória Guerra e Paulo Branco no TAGV na estreia de Variações de Casanova

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-11-2014

A atriz Victória Guerra e o produtor Paulo Branco vão estar no TAGV, no dia 8 de dezembro, às 18:00 e 21:30,  para a estreia nacional de Variações de Casanova, um filme de Michael Sturminger, protagonizado por John Malkovich e filmado integralmente em Portugal.

PUBLICIDADE

Variações de Casanova é um filme-ópera que capta o mito do maior sedutor de todos os tempos, Giacomo Casanova. A sua história é contada em palco, numa ópera de câmara, e fora dele em interpretações que desvendam as histórias das suas aventuras, as suas paixões e o seu medo da Morte.

Michael Sturminger, realizador e argumentista austríaco, também produtor e encenador de teatro e ópera, realizou Variações de Casanova, que tem como protagonista o ator norte-americano John Malkovich. Esta coprodução portuguesa, francesa, austríaca e alemã foi filmada inteiramente em Portugal e baseia-se em História da minha vida, de Giacomo Casanova, memórias que aqui se diluem com cenas de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart com libreto de Lorenzo da Ponte.

PUBLICIDADE

Malkovich é Casanova que é Malkovich. As variações cruzam-se no momento em que, já envelhecido e próximo da morte, o romântico clama por liberdade na sua mansão isolada e revê a sua biografia sob o olhar atento da bela e misteriosa escritora Elisa von der Recke (interpretada por uma das estrelas do cinema alemão, Veronica Ferres). Será ao seu lado que a natureza extravagante e sedutora de Don Giacomo reconhecerá o seu coração como resultado de outros corações partidos, as derradeiras vítimas dos seus sentimentos.

Maria João Bastos, Victória Guerra, Maria João Luís e Miguel Monteiro integram também o elenco do filme. John Malkovich, que veste a pele de Casanova e é o protagonista, também canta em várias das sequências de Variações de Casanova.

PUBLICIDADE

publicidade

Variações de Casanova teve a sua primeira apresentação mundial no dia 22 de setembro na competição do Festival de San Sebastián. Desde a edição 2010 do Festival de San Sebastián, quatro produções de Paulo Branco foram selecionadas para a Seleção Oficial do evento, nomeadamente Mistérios de Lisboa (Concha de Prata em 2010), Linhas de Wellington (em 2011), Minha Alma por Ti Liberta (em 2012) e agora Variações de Casanova. O filme teve a sua antestreia nacional no Grande Auditório da Gulbenkian, no dia 8 de novembro, integrado na edição deste ano do Lisbon & Estoril Film Festival.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE