Cidade

Via Central: Metro assume passagem…mas para já fica a ver passar os carros!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-04-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), liderado por Manuel Machado,  irá apreciar e votar, na sua reunião de amanhã, uma minuta de protocolo a celebrar entre a Metro Mondego, presidida por João Rebelo, e o Município sobre a construção da chamada Via Central.

PUBLICIDADE

via central

O documento, ainda sujeito a alterações, foi proposto pela empresa, que, após o envio da versão final por parte da autarquia, pretende apreciá-lo e aprová-lo na sua próxima assembleia geral.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto de abertura da Via Central, que ligará a Avenida Fernão de Magalhães (junto à Loja do Cidadão) à Rua da Sofia (na zona da Caixa Geral de Depósitos), foi recentemente aprovado pelo executivo da CMC.

Na minuta do protocolo, pode ler-se que o plano “respeita e dá cumprimento ao projeto do Metro Mondego e condições previstas”, motivo pelo qual “mereceu parecer técnico favorável da Metro Mondego, condicionado à aprovação” da Tutela, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção Regional de Cultura do Centro.  

PUBLICIDADE

Noutro ponto do documento é referida a necessidade de “assegurar o cumprimento de todas as obrigações e compromissos existentes, em particular, a DIA (Declaração de Impacte Ambiental) e o RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução)”.

O protocolo assegura que o acompanhamento da execução da obra será feito pela Metro Mondego (promovendo esta a articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente no âmbito das medidas da DIA e do RECAPE).

Já, numa segunda fase, a empresa assume que cabe a si executar a infraestrutura ferroviária, sistemas técnicos e catenária necessários à passagem do metro ligeiro de superfície.

 A CMC afirma  que o projeto da Via Central, que coincide com o canal de passagem do sistema de metro na Baixa de Coimbra, contempla a futura instalação deste, criando condições facilitadoras à sua construção e diminuindo-lhe os respetivos custos.

Esta via terá uma largura de cinco metros, suficiente para permitir circulação rodoviária, no sentido Avenida Fernão de Magalhães-Rua da Sofia, com espaço adicional para cargas e descargas. O piso será revestido com cubo de granito, inclusive na zona da Loja do Cidadão – onde hoje existe betuminoso -, e as áreas pedonais com calçadinha de vidraço.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE