Câmaras

Vereadores do PSD na Câmara de Condeixa-a-Nova criticam “esgotos a céu aberto”

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-01-2014

Os vereadores do PSD na Câmara de Condeixa-a-Nova criticaram hoje a existência de “esgotos a céu aberto” na freguesia da Ega, além de outros problemas na estrada nacional 342.

PUBLICIDADE

“Essas dificuldades, que se arrastam ao longo de vários anos, tendo sido objeto de inúmeras promessas eleitorais não cumpridas, têm a ver com ausência de passeios, ausência de sinalização de controlo de velocidade e ausência de saneamento com esgotos a céu aberto”, afirmam Norberto Pires e Carlos Nascimento, em comunicado.

Em resposta à crítica da oposição social-democrata, o vereador António Lázaro Ferreira, da maioria do executivo liderado por Nuno Moita (PS), disse à agência Lusa que a Câmara Municipal vai realizar este ano na EN 342, na Ega, uma obra que ronda os 400 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção, que deverá começar em março, “na pior das hipóteses em junho”, compreende a rede de saneamento básico, a modernização do abastecimento de água e a construção de passeios.

António Ferreira realçou que a via em causa, que liga as vilas de Condeixa e Soure, pertence à Estradas de Portugal e que a autarquia só poderia realizar os trabalhos após licenciamento daquela entidade.

PUBLICIDADE

No âmbito desta obra, para a qual o município vai tentar obter financiamento comunitário, as águas pluviais, até agora conduzidas pelas valetas, passarão a ser escoadas por um sistema de manilhas enterradas sob os passeios, segundo o vereador.

Os vereadores do PSD alertaram para as “enormes dificuldades” na zona da Ega na última reunião de 2013 do executivo, “dando voz a inúmeras queixas que receberam de munícipes e outros cidadãos que utilizam essa movimentada via”, referem no comunicado.

Para a realização das obras, no prazo de 18 meses, a Câmara de Condeixa-a-Nova teve de “emitir uma garantia bancária a favor” da Estradas de Portugal, sendo seu dever repor as melhores condições de circulação no final dos trabalhos.

No decurso das obras, o trânsito será desviado por uma estrada secundária, na qual serão efetuados previamente alguns melhoramentos.

Por outro lado, António Ferreira disse que “apenas um” dos semáforos para controlo de velocidade na zona não está a funcionar, estando situado em São Fipo, já fora da área urbana da Ega.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE