Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Eventos

Verão com Prevenção nas Praias do Centro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-07-2014

lpcO Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) vai promover a iniciativa “Verão com Prevenção” para sensibilizar os veraneantes para os riscos e perigos da exposição solar excessiva.  Nos fins de semana entre 19 de julho e 3 de agosto, quem se deslocar às praias da Região Centro vai encontrar voluntários da LPCC a apelar a que se evite a exposição solar entre as 11 e as 17 horas e a promover a utilização do protetor solar.

PUBLICIDADE

Em 14 localidades – da Praia do Furadouro  à de S. Pedro de Moel, passando pela Figueira da Foz e não esquecendo as praias fluviais como a Poço da Corga –  através de ações de informação sobre os sinais de alerta, as precauções a adotar na exposição ao sol e a proposta de comportamentos mais saudáveis e preventivos, a LPCC vai sensibilizar a população para um “Verão com Prevenção”. O que, dado o aumento da incidência dos casos de cancro de pele, continua a ser necessário promover e, em particular, junto da população mais jovem.

Nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol. Em pessoas de raça branca, este é o tipo de cancro mais prevalente que se for diagnosticado e tratado numa fase inicial, pode ser curado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Verão com Prevenção”  vai divulgar os fatores de risco relativos ao cancro cutâneo, que incluem ter pele clara, com sardas e muitos sinais escuros; pele difícil de bronzear, mas que sofre com facilidade queimaduras solares; exposição excessiva, intermitente ou prolongada ao sol; não usar regularmente protetor solar adequado ao tom de pele; não usar chapéu e óculos de sol; exposição solar em horas de risco e antecedentes familiares de melanoma ou de outro tipo de cancro da pele.

“Verão com Prevenção” contempla diferentes ações, como aulas de ioga, ginástica, e ainda algumas especificamente direcionadas às crianças. Com “Prevenir a Brincar”, o objetivo é ensinar aos mais pequenos quais os corretos horários para a exposição solar. Já em “Conhecer para Prevenir”, destinado ao público adulto, são colocadas questões sobre o comportamento e fatores de risco no cerão e os que responderem corretamente recebem prémios. Além disso, folhetos informativos e amostras de protetores solares também serão entregues nos locais das intervenções.

PUBLICIDADE

O Projeto “Verão com Prevenção” é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com as câmaras municipais dos concelhos das praias envolvidas, juntas de freguesias, Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Mondego III, Unidade de Cuidados na Comunidade Laços de Mar e Ria do ACES Baixo Vouga, bombeiros, agrupamentos de escuteiros, grupos de jovens, associações sem fins lucrativos e empresas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com