Cidade

Vamos cantar as Janeiras?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-01-2016

A Câmara Municipal de Coimbra encerra o ciclo de cantares natalícios, integrado na programação das festividades do Natal e Fim de Ano 2015 – Luzes sobre a Baixa de Coimbra, com um Encontro de Cantares de Janeiras, no dia 9 de janeiro, a partir das 21h00, num percurso que vai desde o Largo da Portagem até à Igreja de Santa Cruz. Contudo, uma vez que as previsões do tempo para o dia de amanhã apontam para períodos de chuva, os cantares estarão concentrados na Igreja de Santa Cruz.

PUBLICIDADE

a999

Numa noite em que será recriada uma das mais gratas tradições do povo conimbricense, cinco grupos folclóricos e etnográficos do concelho de Coimbra acederam ao convite da Câmara e, trajados a rigor e de candeia em punho, entoarão melodias que preservam os costumes populares que encerram a quadra festiva da Natividade.

PUBLICIDADE

Participam na iniciativa o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas, Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge, Rancho Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha e o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra.

A origem do Cantar das Janeiras perde-se na memória dos tempos. Tradição ancestral, imbuída no espírito popular português e que se retrata nas loas religiosas e quadras de fino gosto popular, acompanhados ou não por instrumentos musicais, que grupos de pessoas entoam enquanto percorrem as ruas, batendo às portas, com a pretensão de serem recebidos pelos moradores e deles obter a oferta de doces, enchidos, vinho ou outros géneros alimentícios, em analogia às dádivas dos Reis Magos ao Menino Deus.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE