Câmaras

Valor de fundo das eleições para a câmara

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-01-2015

Notícias de Coimbra teve acesso a documentos onde se pode ler que a sociedade Valor de Fundo  – Sistemas de Conhecimento Estratégico, Lda admite que foi convidada por Manuel Machado para “prestar os seus serviços à Câmara Municipal de Coimbra” graças ao “bom trabalho desenvolvido na campanha do actual presidente”.

PUBLICIDADE

Machado (ao centro) com (da esuerda para a direita) Viana, Diogo, Duarte e Cunha.

Machado (ao centro) com (da esuerda para a direita) Viana, Diogo, Duarte e Cunha.

Esta empresa de comunicação foi contratada através de ajuste directo pelo município de Coimbra, tendo sido a única convidada a apresentar proposta.

O contrato para “Prestação de serviços de consultadoria de comunicação” à Câmara Municipal de Coimbra, celebrado 24 de abril de 2014, com a duração de 1 ano prevê que a CMC pague 44 000.00 Euros, valor a que deve ser acrescido de IVA à taxa de 23%.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo informação apurada por NDC, a Valor de Fundo cobrou 1500.00 Euros por mês para assegurar a campanha eleitoral de Manuel Machado, No total apenas cobraram 7 500. oo Euros ao PS –  Autárquicas 2013 – Coimbra, montante que diz respeito à “prestação de serviços de assessoria de comunicação” durante 5 meses, de Maio a Setembro.

Contactados por NDC, especialistas das áreas da política comunicação são unânimes em considerar que o valor pago pela campanha é anormalmente baixo para a prestação deste serviço num concelho como o de Coimbra, o mesmo não é entendido em relação ao ajuste directo da CMC, cujo valor é equiparado ao que cobram as grandes agências de Lisboa.

Segundo declarações disponiveis no Tribunal Constitucional, que não emitiu o acórdão de aprovação das contas das autárquicas de 2013, as depesas  da campanha eleitoral dos socialistas “com a concepção da campanha, agências de comunicação, estudos de mercado, propaganda , comunicação impresa e digital” foram superiores a 50 000.oo Euros. Este valores não incluem a publicidade exterior, que terá custada cerca de 30 000.oo Euros

PUBLICIDADE

Recordamos que apesar da autarquia ter invocado a ausência de recursos próprios para realizar este procedimento, a mesma tem ao seu serviço vários funcionários com competências nas áreas da comunicação e imagem.

De resto, antes de contratar a Valor de Fundo, Manuel Machado recrutou para seu adjunto Aníbal Rodrigues (colega de Diogo, no curso de jornalismo na FLUC e de Viana, no jornal Público. Mais recentemente, o edil contratou o seu camarada Dinis Alves. Ambos trabalham nas áreas onde se move a empresa contratada por ajuste directo e representam um encargo para o município de cerca de 5000.00 Euros por mês.

A valor de Fundo, cuja primeira sede foi na residência de um dos sécios, na Palheira – Coimbra, mudou a mesma para Lisboa. Tem como sócios Luís Miguel Viana e José Manuel Diogo.

 Viana, elemento referenciado como “o homem” de José Sócrates  na agência Lusa, juntou-se a Diogo na Valor de Fundo, numa altura em que a  primeira agência do segundo, a “famosa” Agenda Setting, começava a perder vitalidade, o que veio a culminar com o processo de insolvência em que se encontra envolvida.

O director de campanha autárquica de Manuel Machado foi o deputado Rui Duarte, actual presidente da concelhia de Coimbra do PS, que manteve uma longa ligação com Milene Cunha, outra conhecida militante socialista, que é funcionária da Valor de Fundo, onde recebe um salário de pouco mais de 800.00 Euros por mês.

Em actualização

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE