Coimbra

Vá dar um volta

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-01-2016

A rede das b→AND / bicicletas públicas de Anadia vai ser ampliada graças aos protocolos que o Município celebrou com cinco unidades hoteleiras do concelho.

PUBLICIDADE

anadia

O serviço b→AND consiste na disponibilização de bicicletas públicas a partir de parqueamentos situados em pontos estratégicos da rede de ciclovias de Anadia.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a assinatura destes protocolos, são agora criadas cinco novas estações de b→AND, que ficarão instaladas no Curia Palace – Hotel, Spa & Golf, no Hotel das Termas – Curia, Termas, Spa & Golf, e no Pharmacy Hostel, todos na Curia, e, ainda, no Hotel Anadia Cabecinho, em Anadia, e na Estalagem de Sangalhos – Sport & Nature Hotel, em Sangalhos. Estes parqueamentos vão, assim, juntar-se aos já existentes na Praça da Juventude e nas Piscinas Municipais, em Anadia, na Estação da Curia / sede da Rota da Bairrada e no Curia Tecnoparque, na Curia, e no Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Municipal, em Sangalhos.

Quem pretender requisitar gratuitamente uma bicicleta, deve dirigir-se a uma destas dez estações e apresentar um documento de identificação válido (cartão de cidadão, carta de condução, passaporte, etc), podendo depois entregar o velocípede em qualquer uma das restantes estações, sem obrigatoriedade de o devolver no mesmo local onde o levantou. As bicicletas podem circular tanto nas ciclovias do concelho de Anadia, como nas vias de trânsito habituais.

PUBLICIDADE

Toda a informação sobre este sistema de transportes está disponível a página eletrónica do serviço b→AND, cujo acesso é feito a partir do website do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt).

O b→AND, cuja gestão integrada assenta numa plataforma digital ligada à respetiva página eletrónica, tem enquadramento no Projeto “AND – Mobilidade em Bicicleta no Município de Anadia”, que prevê a criação de um conjunto de infraestruturas destinadas a facilitar a circulação de bicicletas. Contempla uma rede de ciclovias que ligará, numa primeira fase, Anadia à Curia, e, numa segunda fase, o CAR de Anadia (Velódromo de Sangalhos) à sede do concelho.

Desde 2012, está disponível a Ciclovia de Curia, com uma extensão de 2360m. Pode ser usada quer por peões e ciclistas quer por utilizadores de patins, de trotineta ou de skate, e encontra-se assinalada com cor vermelha sobre o pavimento betuminoso. Esta infraestrutura localiza-se no centro urbano da Curia, circundando o parque da estância termal: percorre toda a avenida dos Plátanos e, chegando ao Largo Dr. Luís Navega, prossegue pela Rua das Tílias, pela Rua dos Plátanos, Rua dos Ulmeiros, cursando as Novas Avenidas da Curia para, de novo, se encontrar no Largo Dr. Luís Navega. Todo o percurso se carateriza por ter um declive muito suave e a sua envolvente é natural e relaxante. É possível desfrutar de um agradável passeio junto ao lago, passando também pela Estação da Curia (que alberga a sede da Rota da Bairrada), pelo Posto de Turismo, pelo Curia Palace (imóvel de interesse público), e ainda espreitar o aprazível campo de golf.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE