Coimbra

Universitária declara que Coimbra é a Maternidade de Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-02-2017

Se Guimarães diz que é  berço na nacionalidade, nós podemos dizer que somos a maternidade”. 

A afirmação foi feita num contexto cultural e devidamente contextualizada,  durante a apresentação da semana cultural da Universidade de Coimbra (UC), que decorreu hoje, 17 de fevereiro, na emblemática, mas não sinalizada, Igreja da Graça, situada naquela parte de Coimbra que é património da UNESCO durante a apresentação da semana cultural da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

A autora da frase que pode ficar para a história deste edifício da Rua da Sofia é Clara Almeida Santos, Vice-Reitora da UC, a responsável pelas mais de 80 iniciativas da 19ª Semana Cultural da UC.

CLARA ALMEIDA SANTOS

PUBLICIDADE

publicidade

É um regresso ao “Pólo 0 da UC”, um “regresso simbólico”, declara Clara Almeida Santos ao falar do seu projecto cultural que faz uma transição do “património da humanidade para os patrimónios de humanidade” para redescobrir QUEM SOMOS?, que é o lema da semana que vai de 1 de março a 28 de abril.

Apanhados no tempo e neste diálogo, por vezes tenso, entre o estimulantemente novo e o profundamente enraizado, queremos, durante a Semana Cultural, que terá lugar entre 1 de março e 28 de abril de 2017, colocar uma questão: quem somos?

PUBLICIDADE

Já se sabe que para a UC uma semana não são 7 dias, mas sim 59 dias,  8 semanas, 2 meses! Deve ser a maior semana cultural do mundo universitário, que, entre outros artistas mais ou menos conhecidos, provando que nem tudo se faz devagar, vai apresentar um concerto com o pianista mais rápido do mundo.

A semana começa no dia 1 de março com a Sessão Comemorativa dos 727 anos da UC e termina no dia 28 com com o espectáculo Somos UC com Orquestra Clássica do Centro, entre outros.

Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (1 de maço), Yolanda Soares (3 de março), Lubomyr Melnyk, o tal pianista mais rápido (10 de março), Zeca Afonso – 30 anos de saudade (17 de março), Poetas Somos (21 de março), Repúblicas em vias de extinção? (24 de março),  A UC no caminho da contemporaneidade (30 de março), Como fazer um herbário de plantas medicinais (6 de abril), Quem fomos – Quem somos – Como seremos (8 de abril),  Ser feminista entre Coimbra e o Brasil (18 de abril), O que somos senão histórias da vida?, (20 de abril), Vida e obra de Fernando Lopes-Graça (25 de março) ou Mísia (27 de abril) são alguns dos eventos que integram esta semana da universidade em Coimbra.

IMG_6053

Clara não tem uma ideia do dinheiro que vai ser gasto nesta iniciativa, mas sabe que a UC vai dar 60 000, 00 Euros para a programação, valor ao qual deve ser acrescido o montante das despesas com comunicação não quantificadas pela Vice-Reitora.

Clara Almeida Santos – Vice Reitora da UC, Fernando Matos Oliveira – Director do TAGV e Cristina Dias Neves do  Banco Santander contam tudo sobre a Semana Cultural. Quer ouvir?

Clique AQUI para ver o extenso programa desta semana cultural.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE