Saúde

Universidade de Coimbra atribui Honoris Causa a líder de Farmacêutica

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 15-01-2016

Luís Portela, Chairman da farmacêutica BIAL, vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), no próximo dia 20 de janeiro, em cerimónia a decorrer na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos), pelas 10:30, sob proposta da Faculdade de Farmácia (FFUC).

PUBLICIDADE

luis portela

O candidato terá como “Apresentante” Maria Margarida Caramona, estando os elogios a cargo do Vice-Reitor Amílcar Falcão (elogio do candidato) e da docente Isabel Vitória de Figueiredo (elogio da apresentante).

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Faculdade de Farmácia da UC, a distinção «sustenta-se nas características humanas e nível científico do Doutor Luís Portela e ainda na sua relevância profissional e na excelente integração no mundo empresarial farmacêutico.»

Nascido em 1951 no Porto, Luís Portela é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Exerceu atividade clínica no Hospital de S. João apenas durante três anos e foi docente da Universidade do Porto durante seis anos, onde lecionou a cadeira de Psicofisiologia-

Desligou-se da carreira médica e universitária para se dedicar à gestão de empresas. A sua atividade empresarial foi iniciada com vinte e um anos e aos vinte e sete assumiu a presidência dos Laboratórios Bial, cargo que exerceu até Janeiro de 2011, tendo nessa altura passado a presidente não executivo. Também é presidente do Health Cluster Portugal.

PUBLICIDADE

Sob a sua presidência, em cerca de trinta anos, a Bial tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação de origem portuguesa, operando atualmente em 58 países. No Grupo Bial criou e desenvolveu dois Centros de Investigação, um na Trofa e outro em Bilbau, onde trabalham atualmente 107 pessoas, das quais trinta e cinco são doutoradas. No centro da Trofa foi criado o primeiro medicamento de investigação portuguesa a ser lançado, a partir de 2009, no mercado global.

Em 1994 criou conjuntamente com os Laboratórios Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas a Fundação Bial, tendo como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano, tanto sob os aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual. A Fundação teve desde então cerca de 1.200 bolseiros em investigação científica de 25 países diferentes na área das Neurociências. Também atribui um dos maiores prémios europeus de Saúde – o Prémio Bial.

Ao longo da sua carreira tem recebido várias distinções: aos quarenta anos foi condecorado pelo Presidente da República como Comendador da Ordem do Mérito e aos cinquenta com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Em 1998 foi distinguido com o Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos E.U.A.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE