Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeira Página

Unidades de Saúde da Região Centro preparam-se para o calor

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 06-05-2015

Responsáveis da área hospitalar e dos cuidados de saúde primários e delegados de Saúde reuniram-se na Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) no âmbito da preparação do Plano de Contingência Temperaturas Extremas Adversas (PCTAE) – Módulo Calor, que será ativado no próximo dia 15 e estará em vigor até 30 de setembro.

PUBLICIDADE

Este plano, da responsabilidade da Direção Geral de Saúde, é operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de atuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC e asseguradas localmente pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde.
Com implementação a nível local, o PCTEA- Módulo Calor é um instrumento estratégico essencial de intervenção dos serviços de saúde e demais parceiros – serviços municipais de proteção civil, Segurança Social, Bombeiros e outros, com competência e atribuições no âmbito da proteção da população – visando promover a proteção da saúde das populações contra os efeitos negativos do calor intenso.

Baseado num sistema de previsão, alerta e resposta apropriada, o PCTEA – Módulo Calor tem assim como objetivo minimizar os efeitos negativos das temperaturas elevadas na saúde. Durante o período vigência deste plano, competirá ao Departamento de Saúde Pública da ARSC, em articulação com os serviços de saúde, proceder à avaliação diária do risco e acionar mecanismo de resposta em caso de necessidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com