Cidade

Unesco reconhece Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 22-06-2013

 

PUBLICIDADE

Áreas da Alta e Rua da Sofia classificadas como Património da Humanidade

Áreas da Alta e Rua da Sofia classificadas como Património da Humanidade

Notícias do Cambodja: A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade.  O Comité da UNESCO acredita que a “Universidade possui inquestionável valor universal excepcional”.

O Presidente da Câmara diz que agora “é para a frente”. “A candidatura foi aprovada pela unanimidade e de forma entusiástica pelos 21 países que integram o comité”. Barbosa de Melo espera que a classificação traga mais turistas e se ” mantenha como um projecto de união, como ponto de encontro de todas as forças vivas da cidade”. O reconhecimento da UNESCO “não resolve nada, mas ajuda e muito”,garante. “Não podemos deixar de dar um grito de alegria”, declara  “extremamente feliz” a partir do Cambodja. “Agora começa o resto”. “Temos o desafio de saber preservar e reabilitar este património”, advoga o autarca de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Reitor sente um “peso nos ombros”. “É uma enorme satisfação, é um enorme orgulho”.Ter a Universidade de Coimbra presente nessa lista tão pequenina é um privilégio fantástico”, acrescenta. João Gabriel Silva considera que “mais do que o reconhecimento do valor arquitetónico do complexo universitário de Coimbra, esta decisão da UNESCO sublinha o valor universal da cultura e da língua portuguesas e reconhece o papel central que Portugal teve na formação do Mundo, tal como hoje o conhecemos”. Reconhecimento pela UNESCO “extravasa largamente” a Universidade de Coimbra, reconhece o Reitor da UC.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros saliente que é importante para  “a economia, o turismo, o conhecimento e o cosmopolitismo” da cidade, mas também é “muito prestigiante”. “É um grande dia para Portugal e para Coimbra. A meritória candidatura a património mundial passou com brilho e beneficiará” a cidade, salienta Paulo Portas.

PUBLICIDADE

publicidade

“A valorização e o reconhecimento pela UNESCO da Universidade de Coimbra como património da humanidade é, naturalmente, motivo de grande satisfação para todos nós”, declarou o Secretário de Estado da Cultura. É motivo de grande satisfação acrescenta Barreto Xavier.

O Presidente da Turismo do Centro entende que “é uma porta que se abre”, pois “pode posicionar Coimbra, mais e melhor, naquilo que é o desafio dos mercados em matéria de competitividade e atratividade”.

Seabra Santos, ex-Reitor e um dos mentores da candidatura, declarou “Estou imensamente satisfeito. E recompensado. Esta classificação não significa que a Universidade não seja do século XXI. É uma universidade do século XXI, mas também com uma história e um passado”. O agora responsável pelo Convento de São Francisco não se esqueceu de recordar que “há 10 anos o pátio central era um imenso estacionamento”.

O arquitecto Nuno Lopes, que coordenou o processo de candidatura entre 20o4 e 2012, manifestou “contentamento e grande emoção”. Falando a partir dos Açores, onde é director regional da cultura, acrescentou que o reconhecimento pela UNESCO “É um contrato para o futuro assumido por Coimbra”.

Há mais reacções de universitários, estas via Facebook. É o caso de duas Vice-Reitoras: Clara Almeida Santos, no Cambodja, está “Comovida e orgulhosa!”. “É um momento extraordinário para a Universidade de Coimbra e uma flagrante oportunidade para a cidade de Coimbra!”, acrecenta Helena Freitas.

António José Seguro também tem opinião sobre o assunto do dia: “A classificação sublinha a importância do papel da Universidade de Coimbra na afirmação da língua e da cultura portuguesa e o esforço que tem sido desenvolvido para preservar a memória e qualificar o território em que a instituição está integrada. A deliberação da UNESCO, sendo um reconhecimento em relação ao passado e ao presente, interpela-nos a ter um comportamento ativo na valorização do património edificado e do património material que são parte integrante da identidade e da cultura nacional”.

A concelhia do PS de Coimbra pronuncia-se através de comunicado: Pela importância de que se reveste esta decisão da UNESCO para o reforço da afirmação da Universidade de Coimbra, da Cidade e para Portugal, enquanto pólo agregador de conhecimento e de um património material e imaterial – em particular como centro do desenvolvimento da língua Portuguesa ao longo da sua história – agora formalmente reconhecido com dimensão universal, a Concelhia de Coimbra do Partido Socialista não pode deixar de se associar ao regozijo e à manifestação de contentamento partilhada por todos os que vivem e sentem Coimbra e de endereçar os Parabéns e a mais sentida gratidão a todos quantos se empenharam neste desígnio comum e, em particular, à Universidade de Coimbra.

3 horas depois de ter sido conhecida a notícia, o site da Universidade de Coimbra apenas tem um video de arquivo da UCV  com a legenda “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia património da humanidade. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, reunida no Cambodja, reconheceu a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade”. O site da Câmara Municipal de Coimbra ainda não apresenta nenhuma referencia ao que se soube durante a manhã deste sábado.

Manuel Machado manifestou-se pelas 15:oo horas: “Estou profundamente feliz por a Universidade de Coimbra ter sido hoje classificada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade. E estou feliz, não só pelo reconhecimento do valor arquitetónico do complexo universitário de Coimbra, da Alta e da Rua da Sofia, mas, sobretudo, pela afirmação que esse reconhecimento possibilita dos valores humanistas e universalistas que são a marca identitária de Coimbra”, escreveu no Facebook o que foi e quer ser presidente do município.

O Presidente da República felicitou o Reitor da Universidade de Coimbra e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra pela inscrição da Universidade de Coimbra na lista do Património da Humanidade pela UNESCO, na reunião do Comité do Património Mundial que se realiza em Phom Penh, no Camboja

O reconhecimento da UNESCO não é para toda a cidade. “Apenas” a  Universidade de Coimbra e partes da Alta e Rua da Sofia é que são Património Mundial.  Nessa área, são reconhecidos 31 edifícios, onde se destacam a Torre da UC, a Biblioteca Joanina, o Pátio das Escolas e o Mosteiro de Santa Cruz,   bem como diversos “colégios”.

Amanhã, depois das 4 da tarde,  a cidade vai festejar no  “Coimbra em Festa”,  na Praça do Comércio. No programa do evento há fado, jazz, música clássica e magia e “Roncos e Coriscos”.

VIDEO UCV SOBRE COIMBRA

COIMBRA CANTADA POR AMÁLIA

 

Em actualização

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE