Coimbra

Um Universo de estrelas de regresso ao Observatório

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-01-2016

Na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro, “um Universo de estrelas” está de volta ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), com a inauguração da Cúpula Astronómica Fundação Calouste Gulbenkian e do Planetário.

PUBLICIDADE

A cerimónia tem lugar às 16 horas, com a presença do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva; do Vogal da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Jorge Brandão; do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva; e do Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Luís Neves.

A inauguração destas duas novas infraestruturas dedicadas à promoção científica em geral, e das ciências da Terra e do Espaço em particular, resulta de um projeto de reabilitação concretizado ao longo dos últimos cinco anos, coordenado pelo Departamento de Matemática da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

Com um orçamento de 700 mil euros, o projeto designado “Um Universo de estrelas de regresso ao Observatório” foi financiado pelo programa QREN-MAIS CENTRO, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela própria Universidade de Coimbra.

A abertura da Cúpula Astronómica Fundação Calouste Gulbenkian e do Planetário «vai permitir aproximar o público em geral do Observatório Geofísico e Astronómico. Vamos ter várias atividades para promover a cultura científica», refere o astrónomo e subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) com o pelouro do Observatório, João Fernandes. A sessão de abertura é pública e de acesso livre.

O OGAUC (www.mat.uc.pt/~obsv) resultou da fusão, em 2013, entre o Observatório Astronómico da UC (fundado em 1772) e o Instituto Geofísico da UC (fundado em 1864), sendo um serviço interdepartamental da FCTUC.

PUBLICIDADE

Focado no estudo do Universo, o Observatório tem ainda uma missão específica que passa por adquirir, preservar, processar, interpretar e disseminar informação a todas as escalas sobre o conhecimento e a exploração do Sistema Solar, principalmente nas suas componentes geofísica e astronómica.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE