Coimbra

Tuna dos Serviços Sociais cantou as janeiras ao executivo municipal de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 29-01-2015

A Tuna dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Cantanhede e Inova-EEM cantaram as janeiras ao executivo liderado por João Moura.

PUBLICIDADE

unnamed (25)

Foi ontem, ao fim da tarde, depois do encerramento dos serviços, que o grupo constituído por funcionários da autarquia e da empresa municipal assinalaram a tradição com algumas músicas alusivas a este antigo costume popular português.

PUBLICIDADE

“Senhor Presidente Moura /Senhora Vice também /E demais executivo /A todos queremos bem” constava numa das quadras de abertura, que prosseguia com “Seja um ano bom p’ra todos /É o que vimos desejar / A vós e aos demais colegas vos saudamos a cantar”.

Noutro momento da cantiga, depois de declarar que “Nos Serviços Sociais / Temos nós porto seguro / Confiança vos trazemos / para encarar o futuro”, o grupo confessava que “Não vimos cá por conversa / Que a temos noutros meios / Vimos antes p’lo chouriço / Pelo pão e copos cheios”. E finalmente, o desafio: “Saiam do vosso cantinho / Receber nosso recado / Venham ouvir esta Tuna / Que vos canta com agrado”.

Em resposta às inspiradas cantigas, o presidente da edilidade agradeceu «a cortesia e os votos de bom ano dirigidos à instituição e a quem a representa», e manifestou-se «empenhado em continuar a criar cada vez melhores condições para, todos juntos, superarmos os exigentes desafios que se perspetivam no futuro». Como habitualmente, o cantar das janeiras terminou em ambiente de confraternização à volta da mesa, com um lanche oferecido pela autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

A Tuna dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Cantanhede e Inova-EEM foi constituída em 2006, por iniciativa de um grupo de funcionários do município, entre os quais alguns instrumentistas com formação musical. A sua primeira atuação foi no S. Martinho desse mesmo ano e desde aí tem realizado espetáculos um pouco por todo o país.

O grupo interpreta normalmente um reportório que inclui música tradicional portuguesa, temas da cultura gandaresa e bairradina e canções do cancioneiro próprio das quadras festivas.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE