Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Três ex-bailarinos da Gulbenkian “celebram a dança” na quinta-feira em Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-10-2013

1383831_4730480879994_914514841_n (1)

PUBLICIDADE

O espetáculo “3 Coreógrafos” apresenta-se no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, na quinta-feira, numa “homenagem à dança” a partir das coreografias de três antigos bailarinos da Gulbenkian.

O projeto nasceu no Dia Mundial da Dança, a 29 de abril de 2013, na gala do Teatro Tivoli, em Lisboa, com coreografias de Barbara Griggi, Benvindo Fonseca e Gagik Ismailian, antigos bailarinos da Gulbenkian, numa celebração “da dança e dos criadores portugueses”, afirmou Hugo Martins, coordenador da Lisboa Metropolitan Arts, plataforma que produziu o espetáculo.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de os coreógrafos terem como origem o Ballet da Gulbenkian, apresentam “a diversidade da dança”, em “três bailados com energias, temáticas e emoções completamente diferentes”, explicou Hugo Martins à agência Lusa.

“Project Veronika”, de Gagik Ismailian, “é muito físico e intenso”, “Murmúrio”, de Benvindo Fonseca, “é uma homenagem ao [poeta] Bocage e à mulher do século XVIII”, e “Dreamland”, de Barbara Griggi, “é baseado na história de dois sem abrigos”, contou Hugo Martins para espelhar “as diferenças” dos três coreógrafos.

PUBLICIDADE

A paisagem musical, também ela “diferente” de coreografia para coreografia, será interpretada pela cantora Marta Plantier, o saxofonista Eddy Jam e Nuno Feist no piano.

Este espetáculo foi o primeiro produzido pela Lisboa Metropolitan Arts, que, segundo o seu coordenador, “é uma plataforma que pretende ser multidisciplinar”, que tem como “grande característica” querer “crescer com o poder da vontade das pessoas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com