Coimbra

Teatro amador e profissional no Festival Deniz-Jacinto

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 05-01-2017

 

PUBLICIDADE

Pedro Tochas é uma das atrações da segunda edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto que tem início este sábado (7) em Condeixa e se prolonga pelos próximos fins-de-semana.

tochas

PUBLICIDADE

publicidade

O ator e comediante português, natural do Avelar (Ansião), fecha o evento no dia 4 de Fevereiro, no Cine-teatro, local de todas as sessões do festival que pretende homenagear o teatrólogo condeixense nascido na vila a 8 de Janeiro de 1915.

Algumas companhias profissionais de teatro juntam-se este ano às amadoras, que estiveram em exclusivo na edição de 2016, naquilo que é um “passo em frente no sentido de um dia podermos transformar o festival num evento de mais qualidade ainda”, refere Liliana Pimentel, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, entidade que promove a iniciativa, salientando que apenas as limitações técnicas da sala de espetáculos tem impedido a vinda de outros grupos de renome.

PUBLICIDADE

Para a autarca, a iniciativa foi “bem acolhida pela comunidade de Condeixa e não só”, constituindo a 1.ª edição um “sucesso”.

“Praticamente todas as sessões estiveram com sala cheia e várias com lotação esgotada, com pessoas a quererem assistir e não terem essa possibilidade por falta de lugares”, frisa Liliana Pimentel.

“Condeixa sempre teve tradição no teatro, é uma arte muito querida e bem aceite, e as pessoas estavam sequiosas para assistir a iniciativas culturais desta natureza”, sustenta a vereadora, reforçando a intenção de continuar a “valorizar e divulgar a trilogia de ouro”, constituída por Deniz-Jacinto, Fernando Namora e Manuel Filipe.

unnamed-4

Para o segundo festival de teatro, apesar da entrada se manter gratuita, é obrigatória a reserva antecipada de lugares, que poderá ser feita para o contacto 961890274 ou para o e-mail festivalteatrodenizjacinto@cm-condeixa.pt.

A AtrapalhArte é a primeira companhia a subir ao palco, apresentando “Do céu caiu um anjinho”, este sábado (7), pelas 21h30, e no domingo (8), às 16h00, “Ali Babá”, esta dedicada ao teatro infanto-juvenil, que marcará as sessões domingueiras e “foi o mais concorrido em 2015”, sublinha a autarca.

“O Republicário”, pela Casa da Esquina, vai à cena no dia 14 (21h30), estando o dia 15 (16h00) destinado à “A Bela e o Monstro”, pel´ A Capoeira. No dia 29 (16h00), há teatro de marionetas, com “Eu quero a Lua”, pela companhia Partículas Elementares.

Sexta-feira, 3 de Fevereiro, pelas 21h30, o grupo Fatias de Cá inspira-se no livro do jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos para apresentar “A Fórmula de Deus”, enquanto no dia seguinte (4), o espetáculo “Pedro Tochas Remix”, às 21h30, promete encerrar com boa disposição um mês de festival.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE