Vamos

Teatro amador em Cantanhede, Pena, Zambujal, Ourentã e Franciscas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-03-2015

A agenda do XVII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede propõe para o próximo fim de semana propõe cinco espetáculos em Cantanhede, Zambujal, Pena e Ourentã, concretizando-se assim mais uma etapa do programa de revitalização da atividade teatral que a Câmara Municipal tem vindo a promover desde 1998, com envolvimento de 14 grupos cénicos do concelho.

PUBLICIDADE

unnamed (15)

Estreias são duas, ambas no sábado, às 21h30, designadamente a do Grupo de Teatro S. Pedro (Paróquia de Cantanhede), que inicia a sua participação no certame no auditório Centro Paroquial de Cantanhede com É sórrir!, e do Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, da Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, que estreia na antiga escola primária do Zambujal o clássico “Milagre das Rosas da Rainha Santa Isabel”. O espetáculo do Grupo de Teatro S. Pedro tem um registo próximo da orientação que tem resultado em grandes êxitos em edições anteriores do ciclo de teatro. É sórrir! é constituído por dezenas de quadros do quotidiano, alguns deles musicados, os quais, num registo de grande divertimento, dão expressão à crítica sociopolítica dos conturbados tempos hodiernos.

PUBLICIDADE

Contornos diferentes tem a peça do Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, da Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, pois trata-se de uma encenação do “Milagre das Rosas da Rainha Santa Isabel”, uma autêntica lição de história a partir da conhecida lenda que atesta a imensa bondade e caridade daquela que foi Rainha e Santa, esposa de D. Dinis, D. Isabel de Aragão.

Além destas atuações, realiza-se mais uma jornada de itinerância, com a deslocação, do Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima ao CCRP – Centro Cultural e Recreativo da Pena, onde apresentará, também no sábado, igualmente às 21h30, As Duas Faces do Amor, um texto original de Odette de Saint-Maurice com ação centrada na questão da influência que o passado pode exercer no futuro dos filhos, e O Julgamento, adaptação de Maria João Espírito Santo de uma comédia de Sabino Correia sobre “os meandros andrajosos da justiça”.

PUBLICIDADE

publicidade

No domingo, às 15h30, é a vez de o GATT – Grupo Amador de Teatro da Tocha se apresentar na sede do CSPO – Centro Social e Polivalente de Ourentã, com “Verdades e Mentiras da Vida Real”, peça original de José Maria Giraldo que tem na base a expressão popular “com a verdade me enganas” e que segue o princípio clássico de que “a rir se criticam os costumes”. Trata-se de uma comédia que retrata temas de caráter socioeconómico e político, numa abordagem humorística e jocosa a situações da atualidade, em alguns casos com textos em verso debitados em ambientes de festa, cujo cenário de fundo são as fogueiras de Santo António e na Gândara, nomeadamente na Praia da Tocha. Mas o contexto do enredo é uma vila alentejana, onde o espírito próprio dos habitantes esmiúça algumas verdades com o seu sotaque característico.

Também no domingo, mas às 16h30, o Grupo de Teatro Experimental “A Fonte”, de Murtede leva ao palco da Associação do Grupo Musical das Franciscas “GTEFados do Avesso”, uma revista com diversos quadros humorísticos, alguns dos quais sobre o quotidiano da comunidade, bem como momentos de música e de dança. O título do espetáculo é um acrónimo do grupo de teatro e sugere a barafunda que se vai viver em palco e que promete muita animação e boa disposição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE