Cidade

TAGV e FEUC querem conhecer públicos do Teatro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-04-2016

Conhecer os públicos que frequentam a mais emblemática sala de espetáculos de Coimbra e avaliar o modo como reagem à sua programação artística e à sua estratégia de comunicação: estes são os objetivos principais de um estudo de públicos que vai ser realizado no âmbito de uma cooperação entre o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

PUBLICIDADE

tagv

O estudo assenta num inquérito por questionário, que será realizado nos próximos meses de abril e maio junto dos espetadores de alguns dos espetáculos em exibição no TAGV.

PUBLICIDADE

publicidade

Complementarmente, implicará também uma sondagem sobre as razões que mantêm algumas franjas da população alheadas do Teatro.

O trabalho envolverá diretamente docentes e estudantes dos cursos de Licenciatura em Sociologia e de Mestrado em Marketing da FEUC. Constitui uma experiência inovadora de articulação entre os processos de aprendizagem académica e o contributo ativo para a produção de informação de suporte à atividade programática e organizacional de uma entidade cultural.

PUBLICIDADE

Os estudos de públicos constituem hoje uma importante ferramenta de apoio às estratégias de gestão organizacional e programática das organizações culturais, proporcionando um conhecimento detalhado sobre as motivações, os hábitos, as perceções e as opiniões dos seus públicos.

Permitem também sondar públicos potenciais e desenvolver de uma forma sustentada estratégias de alargamento e formação de públicos e de relação mais próxima e dialogante com as comunidades locais. Ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus, em Portugal são ainda poucas as organizações que dispõem de instrumentos regulares de produção de informação deste tipo.

O estudo sobre o TAGV constituirá um contributo relevante nesse plano. De uma forma mais ampla, contribuirá também para um melhor conhecimento dos hábitos culturais da população e da forma como esta se relaciona com as várias propostas artísticas existentes na cidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE