Coimbra

Sopa com menos sal para uma dieta mais saudável das crianças

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 31-10-2015

A cantina municipal instalada no Centro Escolar de Arcos foi certificada pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C), através do Centro Saúde de Anadia, no âmbito do “Projeto  sopa.come”, que visa promover a redução de sal na sopa como forma de contribuir para uma alimentação mais saudável.

PUBLICIDADE

unnamed (8)

A constatação de que é frequente a adição de uma quantidade excessiva de sal aos alimentos que consumimos diariamente justificou a definição, pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS-C, da “Estratégia minorsal.saúde”, que prevê “um conjunto de ações que visam a redução do sal a nível alimentar, nos próximos anos”.

PUBLICIDADE

Presente diariamente nas ementas escolares, a sopa detém um papel primordial numa dieta equilibrada e é, a par do pão, um dos alimentos mais consumidos pelos portugueses.

Assim, depois do “Projeto  pão.come”, dirigido às padarias, surgiu o “Projeto sopa.come”, que, após uma fase inicial de diagnóstico, passou à fase de intervenção em estabelecimentos de restauração coletiva, como as cantinas de estabelecimentos de educação e ensino, de hospitais, de instituições particulares de solidariedade social e restaurantes. Neste âmbito, têm vindo a ser realizadas ações de formação dirigidas aos trabalhadores que confecionam refeições.

Em Anadia, um dos serviços abrangidos pelo projeto foi a Cantina do Centro Escolar de Arcos, onde as trabalhadoras da Câmara Municipal de Anadia receberam formação teórica ministrada por técnicas do Centro de Saúde local, a que se seguiu uma vertente prática para verificação da correta aplicação dos conhecimentos adquiridos. Foi graças à confirmação desta conformidade, e da sua capacidade de contribuir para a saúde pública, que o serviço da cantina viu certificada a sua integração no “Projeto sopa.come”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE