Empresas

Sociedade Industrial de Aperitivos promoveu Dia da Segurança

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-11-2014

unnamed (6)

PUBLICIDADE

No dia 31 de outubro, a Sociedade Industrial de Aperitivos (SiA), em Tentúgal, organizou o Dia da Segurança. A iniciativa, que parou a produção da fábrica por um dia, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

Ao destacar que a SiA “é uma empresa tecnologicamente avançada”, o autarca montemorense sublinhou: “é um modelo de modernidade e demonstra uma enorme preocupação com o meio ambiente”.

PUBLICIDADE

Na iniciativa que contou também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e do Serviço de Proteção Civil Municipal, Emílio Torrão destacou ainda: “o trabalho feito em prol da segurança deveria ser um exemplo replicado em todo o tecido empresarial concelhio”.

A empresa trabalha em contínuo e para o administrador da empresa, João Pedro Sanches “a segurança é fundamental e, por isso, a decisão de parar a produção e envolver todos os colaboradores é uma garantia para que todos os procedimentos sejam interiorizados”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Num período de quatro anos passámos de 57 colaboradores para 160 e, nesta medida, não podemos correr riscos e temos que assegurar toda a segurança possível”, sublinhou.

“A empresa concretizou nos últimos quatro anos um vasto programa de investimentos que ascendeu a 10 milhões de euros. Os investimentos incorporaram as últimas tecnologias de produção/fritura, embalamento, aromatização, ambiente, qualidade, sistemas de informação, de gestão e armazenamento/logística. Este esforço foi autofinanciado em mais de dois terços e contou com a contribuição do PRODER”, explicou.

João Pedro Sanches avançou ainda que “a SiA processa já mais de 40 mil toneladas de batata para os diferentes mercados que tem vindo a conquistar, sendo que 15 mil toneladas resultam já de integração de fileiras de agricultores portugueses, que ano após ano aumentam a sua quota de abastecimento à empresa. Na região, entre Coimbra e Montemor-o-Velho, a colaboração com mais de 30 agricultores atinge já as 3500 toneladas de batata de indústria, num sentido sempre crescente de volumes, qualidade e produtividade”.

Integrado no plano de formação contínua da empresa, os colaboradores realizaram um exercício em que colocaram em execução o Plano de Emergência Interno (PEI) – plano de segurança das instalações da fábrica e dos colaboradores -, e que incidiram sobre a segurança, nomeadamente na prevenção e combate a incêndios.

Susana Medina, responsável do núcleo de formação e avaliação de pessoal, explicou que “a iniciativa vem no seguimento de uma extensa ação de formação em parceria com a entidade formadora CECOA delegação de Coimbra”.
De igual modo, Carlos Costa, delegado de segurança, referiu: “ Também se aproveitou o dia para operacionalizar algumas práticas ambientais sobre derrames e sua contenção”.

Recorde-se que a SiA se dedica-se à produção de snacks de batata frita da generalidade das marcas da moderna distribuição portuguesa, espanhola, francesa, belga, luxemburguesa e angolana, tendo como principais Clientes, Sonae/Continente, Pingo Doce, Intermaché, Auchan, LIDL, DIA, E´Leclerc, Refriango e Cora.

A SiA disponibiliza toda uma extensa gama de produtos diferenciada por cortes, como lisa, ondulada, ondulada extra, palha, palha fina e palha extrafina, por diferentes banhos de fritura, girassol alto oleico, azeite e oleína de palma e por um largo conjunto de aromas naturais, como o sal, presunto, campesinas, queijo e ervas, queijo e mel, quatro pimentas, mostarda, gindungo e outras.

A SiA triplicou as suas vendas em apenas quatro anos – prevendo um volume de negócio de 30 milhões de euros para 2014, e tornou-se uma das maiores empresas a nível ibérico, integrando ao mesmo tempo o Grupo Altho, francês, também líder em França.

Esta parceria com o Grupo Francês Altho tornou a empresa sedeada em Tentúgal, Montemor-o-Velho, numa empresa de referência europeia, tendo intensificado os seus processos de gestão da qualidade, ambiente, segurança, higiene e saúde

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE