Cidade

SMTUC prometem renovação dos placards informativos e das máquinas de validação das senhas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-02-2016

Uma delegação da Comissão de Utentes dos SMTUC reuniu, a seu pedido, com o Conselho de Administração dos SMTUC (CA).

PUBLICIDADE

SMTUC

A reunião, que a comissão considera proveitosa,  “serviu para uma importante troca de pontos de vista e de opiniões sobre um conjunto de problemas dos SMTUC, empresa municipal que presta serviços públicos e de grande importância social”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Comissão de Utentes fez eco da sua preocupação sobre as declarações do Presidente da Câmara de Coimbra sobre” a integração dos SMTUC na empresa Metro Mondego”, que poderá conduzir ao desmembramento e privatização desta empresa municipal.

Na opinião desta Comissão, o caminho que mais interessa á população de Coimbra, não será esse, mas sim o de se exigir as indeminizações compensatórias, como acontece na CARRIS e nos STCP, permitindo assim o investimento que possibilite, em conjunto com uma boa gestão, transformar e dinamizar os SMTUC como um serviço de qualidade e ao serviço da população.

PUBLICIDADE

A Comissão de Utentes teve ainda oportunidade de chamar a atenção de um conjunto de preocupações que tem vindo a recolher, quer nas reuniões com os sindicatos do sector, quer ainda com a população, nomeadamente, para a frota muito degradada, o desadequado quadro de recursos humanos, existindo falta de motoristas e pessoal oficinal, nesta ultima situação, conduzindo a uma cada vez maior externalização de serviços.

Diariamente são carreiras canceladas ou por não existirem autocarros ou por falta de meios humanos

A Comissão de Utentes salientou e elogiou o brio e qualidade profissional dos trabalhadores, pois sem eles muito mais problemas sentiriam os utentes dos SMTUC.

Foram ainda focados, entre outros, os problemas existentes na bilhética e a eliminação dos placards eletrónicos.

Sobre exposição da Comissão de Utentes, o CA dos SMTUC, através da sua presidente, reconheceu a justeza de algumas questões expostas, nomeadamente a falta de motoristas e pessoal oficinal e da degradação da frota. Sobre outras questões levantadas o CA afirmou que em breve serão renovados os placards eletrónicos e o software das máquinas de validação das senhas.

Afirmou ainda, que este CA não tem “nenhuma deriva privatizadora”, pelo contrário está interessado em que, cada vez mais, exista um esforço no sentido de motivar e sensibilizar a população, em especial os jovens, a uma maior utilização dos transportes públicos.

No sentido de uma melhor prestação de serviço público e de benefício da população, a Comissão de Utentes apresentou 3 propostas aos SMTUC para que as  senhas sejam válidas durante um período de uma hora, a exemplo do que acontece no Porto e em Lisboa; para que seja criada uma senha em que as crianças entre os 5 e os 10 anos apenas paguem 50% e para que o preço das senhas seja uniforme a partir do carregamento de 8 viagens (0.58€) e não se engane o utente cobrando um valor mais elevado quando se carrega um maior número de viagens.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE