Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

SMTUC com mais 5 autocarros

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-04-2016

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá investir quase um milhão de euros na compra de cinco novos autocarros de transporte urbano de passageiros para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

smtuc

Os veículos, da marca TEMSA, serão fornecidos pela empresa Carbus, Veículos e Equipamentos, com um custo total, IVA incluído, de 946.485 euros (176.985 euros por unidade), conforme a minuta do contrato de fornecimento que será analisada e votada na próxima reunião do executivo municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da Carbus, houve mais três empresas que concorreram ao fornecimento dos cinco novos autocarros: Scania Portugal, Auto-Sueco e MAN Truck & Bus Portugal. A proposta da Carbus, no valor de 769.500 euros (+ IVA), foi a mais barata das quatro, com a Scania a apresentar 798.500 euros (+ IVA); a Auto-Sueco, 807.250 euros (+ IVA) e a MAN, 797.500 euros (+ IVA).

Além do custo inferior, os TEMSA LF12 apresentam outra vantagem sobre a concorrência: uma lotação de 102 lugares, enquanto os outros três partilham um limite máximo de 90 passageiros. Ainda no prazo de entrega, a Carbus apresentou um prazo de 60 dias, contra 147 de Scania, 110 de Auto-Sueco e 145 de MAN.

PUBLICIDADE

Segundo a CMC, a renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se necessária nos últimos anos, uma vez que a frota apresenta uma média de 15 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço.

Nos últimos quatro anos, não se verificou a aquisição de autocarros novos e existem apenas dois veículos com menos de cinco anos. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70.000 km anuais em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com