Cidade

SMTUC aposta na informação em tempo real para os seus utilizadore

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-10-2016

 

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na reunião da próxima segunda-feira, um pedido de autorização prévia de despesas plurianuais, no valor global de 296.680 euros, para a aquisição e instalação de equipamentos e desenvolvimentos de software para o Sistema de Apoio à Exploração e Informação do Público (SAEIP), proposta esta endereçada e aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). O objetivo passar por criar um sistema de informação em tempo real para os utilizadores de transportes públicos de passageiros do concelho de Coimbra.

SMTUC252_2004.10.02

PUBLICIDADE

A CMC desenvolveu um Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para candidatura a fundos comunitários, aprovado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro, com a qual celebrou um contrato em maio deste ano, que define um programa de ação, com compromissos em termos de investimento por parte da autarquia, bem como metas e resultados a alcançar. Nesse acordo, uma das prioridades de investimento da autarquia passa, então, pela adoção de sistemas de informação ao utilizador em tempo real, cuja coordenação e implementação ficou a cargo dos SMTUC.

O objetivo passa por criar um sistema de informação em tempo real para os utilizadores de transportes públicos de passageiros do município de Coimbra – iniciando-se essa ação pelos transportes urbanos (SMTUC) – mas que esteja preparado para acolher os dados de outros operadores, pelo menos em alguns canais de comunicação.

PUBLICIDADE

publicidade

Para tal, há necessidade de adquirir e instalar equipamentos e desenvolvimentos de software para o SAEIP. Mais concretamente, é necessário atualizar e substituir o equipamento embarcado (120 computadores de bordo) na totalidade da frota de transportes públicos dos SMTUC, para permitir o fornecimento ao SAEIP de informação em tempo real mais fiável e precisa, que viabilize o funcionamento correto dos vários sistemas/plataformas e aplicações dela dependente. Esta renovação do equipamento de bordo inclui ainda a instalação de 60 novos monitores de interface tripulante-sistema e 50 dispositivos de transmissão de dados (a restante frota já se encontra atualizada a este nível).

É ainda preciso implementar a plataforma de disponibilização de “dados abertos” (open data”, que inclui a informação em tempo real proveniente do SAEIP, possibilitando a sua disponibilização livre, para quem queira criar aplicações para informação ao público em tempo real e possibilitar ainda a alimentação de aplicações que serão desenvolvidas pelos próprios SMTUC.

A proposta inclui também a instalação de 20 novos painéis eletrónicos de informação ao público em tempo real relativamente à passagem das viaturas de transporte público nas correspondentes paragens (15 painéis de exterior, para paragens que ainda não têm este equipamento e 5 painéis de interior, com informação relativa às paragens nas imediações dos edifícios em que estão instalados) e pelo desenvolvimento de um sistema de informação visual disponibilizado em 40 painéis instalados no interior das viaturas de transporte público dos SMTUC que, aproveitando a informação em tempo real fornecida pelo SAEIP sobre a próxima paragem, que já é utilizada atualmente pelo sistema sonoro análogo, passará a estar disponível em componente visual, beneficiando também os utilizadores que têm problemas auditivos.

Este procedimento tem um custo global de 296.680 euros, (+ IVA) e, a ser aprovado na reunião do executivo da CMC, deverá depois ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE