CHUC

Simulação Biomédica dos CHUC dá formação em suporte básico de vida a farmacêuticos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-01-2014

12_06_11_09_pic01

PUBLICIDADE

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra celebrou, hoje de manhã, um protocolo com a Ordem dos Farmacêuticos, oficializando a realização de um curso na área do suporte básico de vida a farmacêuticos da região.

A formação irá permitir que os farmacêuticos que realizem o curso possam administrar vacinas e medicamentos injetáveis, afirmou Ana Cristina Rama, presidente da Direção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos, considerando que, como os farmacêuticos “estabelecem o primeiro contacto com os doentes”, este curso “pode salvar vidas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A formação, que tem uma validade de cinco anos, é realizada por médicos do Centro de Simulação Biomédica (CSB), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tendo a duração de um dia e um máximo de 16 participantes por curso.

De acordo com Ana Cristina Rama, há também a possibilidade de, no futuro, alunos do último ano de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Coimbra e da Universidade da Beira Interior possam também participar nesta formação.

PUBLICIDADE

O curso não é obrigatório, contudo a presidente da secção regional pretende que “haja o máximo de participantes possível”, referindo que, de momento, há farmacêuticos em lista de espera para a formação.

Clarinda Loureiro, diretora do CSB, sublinhou que o curso foi “adaptado e desenhado” para as necessidades dos farmacêuticos.

Apesar de só hoje ter sido assinado o protocolo, no centro hospitalar, entre CHUC, Ordem dos Farmacêuticos e o Centro de Simulação Biomédica, já foram realizados dois cursos em dezembro e dois em janeiro.

José Martins Nunes, presidente do conselho de administração dos CHUC, presente na cerimónia de assinatura do protocolo, enalteceu “a importância do protocolo”, dizendo que a parceria faz parte da “responsabilidade social” que o centro hospitalar tem de ter.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE