Saúde

“Bullying no Autismo” discutido em Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-09-2016

A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) realiza na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, o seminário “Bullying no Autismo”, em Coimbra.

PUBLICIDADE

asperger

Esta iniciativa está integrada na campanha «Há coisas que não se veem», uma ação de sensibilização que a associação está a promover a nível nacional, e que se destina a pessoas com Síndrome de Asperger, uma perturbação do espectro do autismo, que muitas vezes pode originar situações de Bullying.

PUBLICIDADE

Neste dia, Piedade Líbano Monteiro, presidente da APSA faz a abertura do seminário (14h30) partilhando a experiência e conhecimento sobre síndrome de asperger e suas peculiaridades. De seguida, às 15h00, Patrícia de Sousa, diretora técnica da Casa Grande da APSA e Carla Marques, psicóloga clínica da Psikontacto, abordam o tema “A Síndrome de Asperger e o Bullying no Autismo”. No final, está ainda reservado espaço para questões e dúvidas dos participantes e entrega de materiais de prevenção e divulgação, bem como dos certificados de presença.

Esta campanha tem como público-alvo profissionais de educação e saúde e conta com o apoio do BPI, no âmbito do projeto BPI Capacitar 2015.

PUBLICIDADE

publicidade

Os objetivos desta ação são: melhorar a compreensão do autismo e a gestão na relação interpessoal; desencadear mecanismos de prevenção; diminuição do número de casos; promover a alteração de comportamentos aumentando a tolerância e promover vantagens terapêuticas nas pessoas com Síndrome de Asperger.

O evento realiza-se no auditório do Instituto Português da Juventude das 14h30 às 17h30. A participação é gratuita, mas obrigatória. Para inscrever basta aceder ao portal: https://goo.gl/forms/kq3W2QYY0MLwhUtq2 .

Depois de Coimbra, a campanha de divulgação segue para Lagos (14 de outubro, Câmara Municipal de Lagos) e termina em Lisboa (16 de novembro, Fundação Calouste Gulbenkian).

A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa a 7 de Novembro de 2003 por vontade de um grupo de pais.

A missão da APSA é promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger, favorecendo as condições e capacitando para uma vida autónoma e digna.

A Síndrome de Asperger é uma perturbação do espectro do autismo (PEA) na qual não há défice cognitivo e que se manifesta sobretudo, por alterações na integração social, na comunicação. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, e o diagnóstico é feito com base no nível de funcionalidade da pessoa e baseia-se num conjunto de critérios comportamentais, não existindo cura para a SA.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE