Coimbra

Semana Cultural da UC é dedicada ao livro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-02-2016

O programa da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) dedicada ao tema “O Livro: No princípio, era o conhecimento” foi  apresentado  hoje, dia 23 de fevereiro , na Biblioteca Joanina.

PUBLICIDADE

IMG_3823

A apresentação pública foi liderada por Clara Almeida Santos (Vice-reitora da UC), que contou com a colaboração de José Augusto Bernardes (Diretor da Biblioteca Geral) e Fernando Matos Oliveira (Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente), bem como de promotores dos eventos da 18ª Semana Cultural da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

A Vice-Reitora afirmou que o livro tem hoje muitas roupagens, muitas caras, apresenta-se em vários suportes, em várias materialidades, por isso, não esquecendo a história do livro, a Semana Cultural vai olhar para o livro como ele é hoje.

Ouça AQUI a intervenção de Clara Almeida Santos

PUBLICIDADE

Proclamar a importância do livro implica coragem, Implica resistência. Porque as tendências não são favoráveis ao livro. As tendências são, pelo contrário, favoráveis ao pensamento fragmentário, pontual, inimputável, sublinhou o Director da Biblioteca Geral.

 Ouça AQUI a intervenção de José Augusto Bernardes

O Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente referiu que o texto está de novo no centro da reflexão sobre o teatro, dança e outros espectáculos que decorrem no TAGV.

Ouça AQUI a intervenção de Fernando Matos Oliveira.

A Vice-Reitora afirmou que o livro tem hoje muitas roupagens, muitas caras, apresenta-se em vários suportes, em várias materialidades, por isso, não esquecendo a história do livro, a Semana Cultural vai olhar para o livro como ele é hoje.

De 1 de março a 1 de maio, a Universidade de Coimbra promove mais de 90 iniciativas incluindo espetáculos, exposições, conferências e debates, e oficinas a propósito do tema: O Livro: No princípio, era o conhecimento.

Veja AQUI todo o programa da Semana Cultural

Data de outubro de 1716 a carta de D. João V que autoriza a construção, na Universidade de Coimbra e a pedido do Reitor de então, de uma Casa da Livraria.

Trezentos anos depois, essa Casa da Livraria, hoje Biblioteca Joanina, dá o mote para o tema da Semana Cultural da Universidade, que decorre entre 1 de março e 1 de maio de 2016: o livro.

O subtítulo da Semana Cultural – No princípio, era o conhecimento – inspira-se na abertura do Evangelho segundo S. João.

Propondo o livro como tema, o “Livro dos Livros”, onde mora o fundamento das três religiões d’ o Livro, era incontornável.

A UC deseja que esta Semana Cultural seja uma oportunidade para focar no que une, e não no que separa, sublinhando a riqueza da diversidade e fazendo a apologia do diálogo intercultural e interreligioso.

Substituímos o termo original “verbo” por “conhecimento”, afirmando assim o conhecimento como origem de tudo, afirmação particularmente válida numa universidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE