Coimbra

Seia com internet gratuita

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-03-2015

De agora em diante, quem se deslocar ao largo da Câmara Municipal de Seia e zona envolvente pode aceder gratuitamente à internet, um serviço disponibilizado pela autarquia, resultante de hotspots wifi instalados nos serviços municipais ali existentes.

PUBLICIDADE

Possibilitar o uso de equipamentos (computadores, tablets, telemóveis) com acesso à Internet, tendo em vista a sua plena fruição no espaço público, de forma gratuita, e o seu aproveitamento pelos munícipes, bem como para quem está de visita ao concelho, são os principais objetivos desta medida, que futuramente será ampliada a outros pontos da cidade.

Nesta primeira fase, os hotspots Seia Digital ficam circunscritos ao largo da Câmara Municipal de Seia e à Loja Ponto JA (Casa Municipal da Cultura), estando previsto o alargamento da rede, num futuro próximo, para outros locais, nomeadamente ao Arquivo Municipal, Gimnodesportivo e Ludoteca Municipal, que prevê abranger parte do Parque Municipal, bem como aos espaços circundantes ao CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ao Estaleiro Municipal. Numa fase posterior, o Seia Digital abrangerá a Biblioteca Municipal, Museu do Brinquedo e Mercado Municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

O serviço resulta da instalação de fibra ótica com ligações a vários edifícios municipais, um investimento na ordem dos 30.000€, que a autarquia iniciou em 2010, tendo em vista a redução de custos em telecomunicações e internet. Esta medida já permitiu rentabilizar o investimento, só pelo cancelamento de contratos de telecomunicações e internet no Arquivo, Casa Municipal da Cultura, CISE, Gimnodesportivo Municipal, Estaleiro e Ludoteca, viabilizada pela ligação em rede dos vários edifícios aos Paços do Concelho.

Para aceder à rede wireless basta selecionar o hotspot Seia Digital, que sem autenticação, permite a sua utilização diária de 60 minutos. Os utilizadores que desejarem usufruir regularmente do Seia Digital, deverão solicitá-lo no Balcão Único do município, onde lhes será atribuído um username e password.

PUBLICIDADE

Por sua vez, a qualidade de Utilizador é adquirida, automaticamente, pelos portadores do Cartão Municipal da Juventude e do Cartão Sénior Municipal, de acordo com o estipulado no regulamento “Seia Digital”, disponível para consulta no website www.cm-seia.pt.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE