Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Seia com boas práticas na separação de resíduos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-05-2015

O Ecocentro de Seia recebeu, em 2014, a maior quantidade de resíduos (598 620 kg) no universo dos dezanove municípios pertencentes à Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), entidade que gere o sistema integrado de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos na região, tendo em vista o tratamento dos mesmos.

PUBLICIDADE

Os valores são no geral explicados pela quantidade de entulho (217 280 kg), verdes (141 420 kg) e papel/cartão (74 180 kg) recolhidos, sendo os monstros, vidro, plásticos, REEE e metais responsáveis pela percentagem restante (165 740 kg).

No que diz respeito à recolha seletiva, o concelho de Seia também apresenta bons resultados na deposição em ecopontos, com 444 547 kg de resíduos de embalagem (vidro, papel, plástico e metal), logo a seguir a Viseu, que lidera nesta categoria com 2 616 649 kg. Este indicador demonstra o envolvimento dos munícipes na prática da separação de materiais, reutilizáveis e recicláveis, um dos principais contributos para a sustentabilidade em ambiente urbano.

PUBLICIDADE

publicidade

Em termos de quantidade média de resíduos separados recolhidos por habitante, Seia atingiu os 24 Kg/hab/ano, ficando a 5 kg/hab/ano da meta estabelecida no PERSU 2020 – Plano Estratégico de Resíduos Urbanos 2020. Aqui, Viseu e Mortágua demonstraram melhores resultados.

De acordo com os dados do relatório do Planalto Beirão, a capitação média na região no ano 2014 foi de 20 kg por habitante. Este valor é determinado a partir do quociente entre a quantidade total de resíduos de embalagem recolhidos e o número total de habitantes. De acordo com as metas estabelecidas no PERSU, para os próximos cinco anos, a capitação do Planalto Beirão em 2020 deverá ser equivalente a 29 kg por habitante.

PUBLICIDADE

A AMRPB atua nos concelhos de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Gouveia, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Sta. Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Seia, Tábua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com