Coimbra

“Segredos de Sicó” desvendados em mais um “Histórias da Vila”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-03-2017

Lugar de Arrifana, freguesia de Ega: uma porta de entrada para a serra de Sicó; o ponto de partida da terceira viagem do “Histórias da Vila”, um projeto da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova que convida a um novo olhar sobre o património e a paisagem do concelho.

PUBLICIDADE

tuk tuk condeixa
Recentemente os tuk tuk voltaram a fazer-se à estrada, seguindo um roteiro destinado a mostrar a importância da água na região de Sicó. As explicações estiveram a cargo de Rosário Grilo, da Associação Sempre a Aprender.
Presume-se que o topónimo Arrifana seja de origem árabe, significando ‘horta’. E a pitoresca nascente, mostrando abundância, parece confirmar a vocação agrícola do lugar. Desfaçam-se, porém, os equívocos: em boa verdade, não nasce água ali; trata-se de uma exsurgência, resultante das águas que se infiltram nestes terrenos calcários.
Da nascente de Arrifana arrancaram os participantes para a fonte do Cartaxinho, situada em Vale de Janes. Mas a atenção foi desviada, neste ponto, para o curso da História e para um episódio de trágica memória: “o caso dos Divodignos”. Com D. Miguel a ser proclamado rei absoluto, treze estudantes da Universidade de Coimbra pertencentes a um grupo liberal designado “Divodignos” enfrentaram, a 18 de março de 1828, uma comitiva universitária e eclesiástica que se dirigia para Lisboa, a fim de prestar homenagem ao rei. Desse confronto resultou a morte de dois lentes da Universidade de Coimbra; e em 20 de junho do mesmo ano, no cais do Tojo em Lisboa, eram enforcados nove estudantes, uma condenação brutal cujo eco não foi silenciado. Por isto se encontra, no lugar do Cartaxinho, um memorial destinado a lembrar aqueles que morreram em defesa da Liberdade.
A viagem prosseguiu, atravessando pastos e cruzando-se mesmo com rebanhos de cabras e de ovelhas. Já D. Maria Isabel Gaspar aguardava pelos participantes para lhes mostrar a arte do fabrico artesanal do queijo, produto de grande tradição em terras de Sicó.
A última paragem do “Histórias da Vila” fez-se na Escola da Água – Centro de Interpretação. O recinto da antiga escola primária de Arrifana foi reconvertido para acolher um projeto inovador que coloca a água como elemento central na compreensão do património natural e cultural da zona. Nesta etapa, Jael Palhas conduziu a visita e asua exposição, aliando um conhecimento científico rigoroso a uma admirável capacidade comunicativa, prendeu inteiramente a atenção de quem o ouvia. Por um dia voltou-se à escola e não houve quem não ficasse surpreendido com tudo o que se aprendeu.
Ao cair do dia, os participantes juntaram-se em convívio no espaço exterior da Escola da Água e tiveram a oportunidade de experimentar os sabores da região. O queijo de Sicó esteve, naturalmente, em destaque.
A próxima viagem está marcada para o próximo domingo, dia 26 de março, e tem como tema “Sabores da Serra – Piquenique à moda antiga”.
As inscrições estão abertas em www.cm-condeixa.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE