Coimbra

JSD/Coimbra congratula-se com alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-06-2015

A CPC/JSD de Coimbra congratula-se “bastante com a notícia das alterações ao Regulamento de Bolsas e que permitirá a milhares de estudantes o acesso a um dos grandes pilares do Ensino Superior – a Ação Social”.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado a NDC,  destaca a “passagem do limiar de elegibilidade de 14 vezes o Indexante de Apoios Sociais (419,22 euros), mais o valor da propina efetivamente paga, para 16 vezes o indexante, mais o valor da propina efetivamente paga. Estima-se que entre 3.000 e 4.000 estudantes do Ensino Superior, isto é, cerca de 8% mais, passarão a ser elegíveis”.

A concelhia local, liderada por André Filipe Morais, destaca a atribuição do complemento de alojamento aos estudantes deslocados para que possam permanecer durante 11 meses, em vez dos atuais 10, nas residências universitárias, quando comprovado que se encontram em atividades letivas.

PUBLICIDADE

publicidade

As bolsas serão pagas em data fixa, já a partir do próximo ano letivo, e serão discriminados os fundamentos da recusa de atribuição aos dados da plataforma digital em que se definem indicadores estatísticos conexos com os pedidos. Para o efeito, a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) publicará um calendário, no início de cada ano letivo, em que fixará as datas para o pagamento, recorda  JSD.

A JSD de Coimbra conclui que “Esta é uma vitória da perseverança das Associações Académicas, do bom senso e da sensibilidade do Ministério e, ainda, do trabalho e do esforço da JSD, na pessoa do Simão Ribeiro, que nunca baixou os braços e procurou sempre criar vias de entendimento entre Estudantes e Governantes. Os Estudantes podem assim congratular-se pela capacidade de diálogo, consenso e entendimento dos seus representantes, quer nas Associações Académicas, quer na JSD”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE