Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Saúde Pública alerta para o frio e aconselha medidas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-01-2017

Com a previsão de temperaturas baixas para os próximos dias, o Departamento de Saúde Pública (DSP) da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) reforça os conselhos a ter com o frio, principalmente por parte de grupos vulneráveis como Crianças, Cidadãos mais velhos ou com doenças crónicas.

PUBLICIDADE

ca-bebe-muda-vida-mae-chegada-bebe-2-d-732x412

O DSP da ARSC aconselha para BEBÉS OU RECÉM-NASCIDOS: Não deve sair de casa com o bebé ou recém-nascido nos dias de frio intenso. No caso de sair, agasalhe o bebé, principalmente a cabeça e as extremidades (mãos, orelhas e pés). Evite transportar as crianças em porta-bebés tipo mochila, que poderá comprimir as pernas e causar enregelamento.Utilize várias camadas de roupa, em vez de uma única peça grossa. Dê de beber regularmente ao bebé. Transporte o bebé num carrinho que lhe permita movimentar-se para se aquecer e verifique se está bem protegido do frio.

PUBLICIDADE

publicidade

frio

Para as PESSOAS IDOSAS: Os idosos precisam do acompanhamento dos familiares ou prestadores de cuidados para que sejam tomadas as medidas adequadas, em situações de frio, descritas nas recomendações gerais, nomeadamente no que respeita à alimentação, vestuário, cuidados com equipamentos de aquecimento e precauções ao sair de casa. Os familiares, amigos e vizinhos têm um papel importante, devendo manter um acompanhamento de proximidade, sempre que possível, de pessoas idosas sós ou isoladas, fazendo um telefonema ou contactando pessoalmente, pelo menos uma vez por dia, para prestar ajuda e verificar o seu estado de saúde e conforto. Medidas adequadas em situações de frio: Mantenha o corpo hidratado e quente. Proteja-se do frio. Mantenha a casa quente. Mantenha-se especialmente atento se tiver algum problema de saúde.

PUBLICIDADE

frio

Mantenha a pele hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios. Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, e não use roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea. Proteja as extremidades do corpo (com luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e use calçado adequado às condições meteorológicas.

O DSP da ARSC lembra que, com o frio, a atividade do vírus da gripe aumenta e há que prevenir quando os primeiros sintomas se fazem sentir. Se tiver: Dores musculares,  Dores de cabeça e de garganta, Tosse e febre… recorra ao médico do seu Centro de Saúde, ou ligue para a Linha Saúde 24 – 808 24 24 24. Evite, sempre que possível, ir à urgência do hospital.

O DSP da ARSC e a Direção Geral da Saúde alertam: Este Inverno, não deixe que a gripe o apanhe desprevenido: VACINE-SE. Para estar protegido é necessário vacinar-se todos os anos. Informe-se no seu Centro de Saúde; LAVE AS MÃOS. Muitas vezes, com água e sabão, quando se assoar, espirrar ou tossir; TAPE O NARIZ E A BOCA, sempre que tossir ou espirar. Use um lenço de papel ou o braço. Nunca as mãos! Deite os lenços de papel no lixo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com