Economia

Rosa perdida nas dunas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-06-2014

A empresa Rosa Construtores decidiu avançar com um Processo Especial de Revitalização (PER) para chegar a acordo com os credores e reestruturar o seu passivo, que ronda os 50,5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

A construtora de Águeda, que comemora este ano 50 anos de atividade, recorreu ao PER, justificando a decisão com o facto de se encontrar numa “situação económica difícil”.

No processo entregue no Juízo do Comércio de Aveiro, a que a Lusa teve hoje acesso, a empresa diz que “tem vindo a sofrer um aumento das dificuldades no cumprimento das suas obrigações com os bancos e um agravamento das suas condições financeiras”.

PUBLICIDADE

publicidade

A construtora, que tem como principal atividade a construção e reparação de estradas, debate-se com um decréscimo no volume de negócios devido à crise mundial.

Esta situação, aliada aos avultados investimentos realizados no setor das concessões de autoestradas, causaram alguns constrangimentos ao nível de tesouraria, que estão a afetar algumas obras em curso.

PUBLICIDADE

Atualmente, a empresa tem em curso obras de valores consideráveis, entre as quais a empreitada do reforço do cordão dunar entre a Costa Nova e Mira, que está parada há cerca de um mês.

“O assunto está a ser tratado e contamos iniciar muito em breve os trabalhos”, assegurou o administrador da empresa, José Rosa, realçando que esta é a única obra que está parada.

O empresário admitiu, contudo, que, devido à situação económica da empresa, “houve necessidade de fazer um novo planeamento das obras, em função das disponibilidades existentes na tesouraria”.

Nos últimos anos a empresa também tem vindo a reduzir o número de funcionários, de forma gradual, empregando atualmente 188 trabalhadores.

“O trabalho diminuiu e temos feito essa adaptação”, afirmou o empresário, adiantando que não está fora de hipótese avançar com mais despedimentos.

Com uma dívida a rondar os 50,5 milhões de euros, a empresa tem como principais credores cinco bancos (BCP, CGD, BES, Santander e BPI).

A Rosa Construtores registou em 2012 um volume de negócios de 54 milhões de euros, menos 25 milhões de euros do que no ano anterior.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE