Advogados

Rodrigo Santiago diz que Procuradora de Condeixa é incompetente…por não o deter

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 03-07-2013
Rodrigo Santiago que defendeu José Eduardo Simões em Coimbra, com o arguido e Ricardo Costa, advogado de Simões em Condeixa (Imagem de arquivo As Beiras/Google)

Rodrigo Santiago que defendeu José Eduardo Simões em Coimbra, com o arguido e Ricardo Costa, advogado de Simões em Condeixa (Imagem de arquivo As Beiras/Google)

Cenário do crime: Palácio da Justiça de Condeixa. Presidente da Académica julgado por ter acusado Procurador do Ministério Público de ser responsável por fugas de informação.

PUBLICIDADE

Este é o Processo Comum 1/11.3TACDN.  O autor da queixa é o Mistério Público. O caso teve origem numa das audiências do processo em que Simões foi julgado e  condenado por crimes de corrupção, onde o Procurador  Trindade representava a acusação. O líder academista terá dito que o delegado do Ministério Público era  o responsável pelas fugas de informação sobre as buscas à sua residência, que decorreram na fase em que a Polícia Judiciária andava à procura das provas do crime, o que não agradou ao representante do MP.

Rodrigo Santiago, ouvido como testemunha, disse, em plena sala de audiências, que sabe quem é o autor da violação do segredo de justiça. O advogado, afirmou, mais do que uma vez, que tem a certeza que não foi  José Luís  Trindade a contar coisas aos jornais, mas que sabe quem é o autor da violação do segredo de justiça

PUBLICIDADE

publicidade

Maria João Gil, magistrada do MP, optou por não lhe colocar questões sobre este tema, mas, depois de uma pequena interrupção da audiência, a seu pedido, a Procuradora resolveu mandar extrair uma certidão das declarações do advogado que defendeu Simões no processo de Coimbra, tendo a sua pretensão sido validada pelo juiz´Nuno Lemos Jorge.

Juristas contactados por Notícias de Coimbra garantem que a Maria João Gil podia ter aproveitado a presença de Rodrigo Santiago, r como testemunha, para o interrogar, pois como o advogado estava obrigado a falar a verdade, teria de dizer a quem se está a referir, salientado que,  caso o jurista venha a ser seja acusado, quando responder na qualidade de arguido, nem sequer está obrigado a prestar declarações.

PUBLICIDADE

No final da audiência, à porta do Tribunal de Condeixa, Rodrigo Santiago, fez declarações à comunicação social presente, tendo aproveitado para comentar a postura da representante do MP, a quem chamou de “incompetente”, pois, de acordo com o advogado, depois de ele ter dito o que disse,  Maria João Gil devia ter ordenado a sua detenção, para que fosse julgado sumariamente, pois podia ter sido apanhado em flagrante delito.  A testemunha que não quis adiantar o nome da pessoa a que se estava a referir, mas acrescentou  que tem a certeza que a fuga de informação partiu do Ministério Público.

Notícias de Coimbra tentou ouvir Maria João Gil, que mandou dizer que não estava disponível para falar connosco e com Rui Avelar, do Campeão das Províncias e Nelson Morais, do Jornal de Notícias. Se entretanto mudar de ideias, o nosso mail é info@noticiasdecoimbra.pt.

Em actualização

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE