Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Deputados

Rita Rato com jornada de trabalho em Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 17-03-2015

No passado dia 16 de Março, uma delegação da DORC do PCP, da qual fez parte a Deputada Rita Rato, encontrou-se com os trabalhadores da Gráfica de Coimbra e com SITE – CN.

PUBLICIDADE

unnamed (4)

Segundo o PCP, no “encontro foram colocados vários problemas decorrentes do fecho desta empresa em Janeiro de 2015. Os trabalhadores falam de mais de 8 milhões de Euros de passivo, sendo que o capital é totalmente detido pela diocese de Coimbra. A dívida aos trabalhadores será de cerca de 1 milhão de euros, incluindo salários, subsídios não pagos e indemnizações. A empresa tinha cerca de 60 trabalhadores, alguns com mais de 40 anos de casa. Os trabalhadores ainda não tiveram acesso ao fundo de garantia salarial, o que faz com que alguns estejam a passar dificuldades. A empresa tem máquinas hipotecadas a vários credores, dos quais 13 são instituições bancárias, existindo suspeitas de que credores estejam a vender maquinaria ao desbarato. Os trabalhadores suspeitam ainda de gestão danosa nos últimos anos de laboração. A deputada do PCP demonstrou a solidariedade para com os trabalhadores e comprometeu-se a questionar o governo sobre os seus direitos e o pagamento do que lhes é devido”.

PUBLICIDADE

publicidade

A deputada do PCP deslocou-se ainda à empresa cerâmica Keramos, na zona industrial de Condeixa-a-Nova, “onde os trabalhadores lhe deram nota os seus problemas. Já não recebem subsídios de férias e de Natal há 5 anos. Os mais de 30 trabalhadores, mesmo os que têm categoria profissional, só recebem o Salário Mínimo Nacional. Apesar do subsídio de alimentação ser um valor baixo (1,5€) a empresa só lhes paga 1,25€. As horas extraordinárias são avaliadas pelo valor normal e não são pagas, são convertidas em horas a gozar. Também nas questões de higiene e segurança do trabalho a empresa tem muitas falhas, tendo sido já condenada após inspecção da ACT. O PCP comprometeu-se a levar esta questão à Assembleia da República”.

Como NDC contou, a  deputada do PCP participou ainda num debate organizado pela DG AAC na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sobre as questões do emprego.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com