Cidade

Requiem de Giuseppe Verdi na Sé Velha

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-03-2015

O III Ciclo de Requiem – Coimbra 2015 prossegue já esta sexta-feira, dia 27 de Março, pelas 21h30, na Sé Velha de Coimbra, com a interpretação do “Requiem” do compositor italiano Giuseppe Verdi.

PUBLICIDADE

EVPM

O “Requiem” foi estreado em Maio de 1874, em Milão. Sabe-se que Verdi tinha sugerido a vários compositores a composição de um “Requiem” conjunto para homenagear Rossini, falecido em 1868, mas, apesar de alguns compositores terem cumprido a sua tarefa – em que cada um escreveria uma parte correspondente da Missa –, o projecto caiu por terra. A vontade de Verdi em compor esta obra sacra, essa, permaneceu e o compositor italiano viria a completar a tarefa individualmente.

PUBLICIDADE

publicidade

O “Requiem” de Verdi será, então, interpretado, na noite da próxima sexta-feira, pelo Ensemble Vocal Pro Musica – grupo jovem que constitui um projecto de interligação Escola-Comunidade, fundado na cidade do Porto, em 1991 – e pela Capella Maiorquina – prestigiado coral maiorquino fundado em 1966 –, acompanhados pela Orquestra do Norte, cujo prestígio musical é imensamente reconhecido.

Serão solistas Cristiana Oliveira, Ana Ferro, Sang-Jun Lee e Luís Rodrigues, neste concerto dirigido por José Ferreira Lobo. “Até aqui, temos assistido a interpretações de grande qualidade. Disse na apresentação do programa deste III Ciclo de Requiem que o evento era a Liga dos Campeões da música coral sinfónica.

PUBLICIDADE

A zona centro do país recebe, mais uma vez, um conjunto de concertos de excelência, quer pelas obras apresentadas, quer pelo mérito dos intérpretes”, realçou Artur Pinho Maria, presidente do Coro Sinfónico Inês de Castro, formação organizadora deste evento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE