Justiça

Reclusos ajudam investigadores da Universidade de Coimbra no estudo do Sol

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 21-07-2014

Programa europeu SOCIENTIZE continua a sua missão de provar que fazer Ciência está mesmo ao alcance de todos e, desta vez, vai ao Estabelecimento Prisional de Castelo Branco com o projeto Sun4All.

PUBLICIDADE

No próximo dia 24 de julho, pelas 14h00, o SOCIENTIZE promove, no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, um evento de apresentação do Sun4All. Trata-se de um projeto de Ciência Cidadã que pretende envolver os cidadãos no estudo do Sol e da atividade solar através da análise de imagens do Sol provenientes do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (UC), um dos maiores acervos mundiais de espectroheliogramas (imagens do sol).

Após uma breve apresentação do projeto Sun4All, os detidos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco serão convidados a observar o Sol através do telescópio e a participar no seu estudo, identificando e contando manchas solares.

PUBLICIDADE

publicidade

O Observatório Astronómico da UC tem mais de 30 mil imagens do Sol, resultado de um trabalho de mais de 80 anos de observações diárias. 15 mil destas imagens foram digitalizadas e aguardam agora a contribuição de cidadãos não especialistas da área para as observar, identificando e medindo as manchas solares, uma tarefa que demoraria anos a ser realizada por um só investigador.

SOCIENTIZE é um projeto em que os cidadãos, independentemente da área de formação, ajudam investigadores, através dos seus computadores, a recolher e analisar dados de estudos e experiências científicas. Promovido pela Comissão Europeia, é coordenado em Portugal pela UC tendo como parceiro o Museu da Ciência da UC. Até ao momento, mais de 2000 pessoas participam como voluntários neste projeto.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE