Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ranchos Folclóricos em destaque nas Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-03-2015

O Património Cultural Tradicional e Popular do concelho de Oliveira do Hospital tem nos ranchos folclóricos seu veículo privilegiado. São, efectivamente, estes grupos etnográficos, que transportam as raízes dos usos e costumes das nossas gentes, num trabalho excelso que tem na memória o seu fundamento.

PUBLICIDADE

Desde os trajes e utensílios ligados às mais diversas atividades económicas, com destaque, naturalmente, para a agricultura de subsistência, até às danças e cantares tradicionais do concelho de Oliveira do Hospital, os ranchos folclóricos têm sabido como ninguém levar este monumental património cultural, este “património afectivo”, nas palavras de Tiago Pereira, a bom porto, quer dentro de portas, quer fora delas, com várias deslocações a outros países.

Depois de em novembro de 2014 se terem iniciado estas Jornadas Culturais com a “música filarmónica”, onde esta, as suas bandas e executantes, o passado, o presente e o futuro das filarmónicas concelhias estiveram em destaque, chega agora a segunda sessão destas jornadas, sob o mote “Cultura Etnográfica”, um espaço franco de discussão e troca de ideias, de reflexão também, acerca do papel dos ranchos folclóricos do concelho de Oliveira do Hospital na transmissão, divulgação e promoção do seu Património Cultural Tradicional e Popular.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do seu Pelouro da Cultura, tem, nestas jornadas, um objetivo muito simples: abrir um espaço de discussão sobre as várias temáticas culturais do concelho de Oliveira do Hospital valorizando e reforçando, naturalmente, os agentes culturais locais e as suas iniciativas.

Este objetivo surge na senda do investimento cultural realizado por parte do Município de Oliveira do Hospital, quer na sua vertente financeira, quer na preocupação de envolver os vários agentes culturais em eventos e iniciativas de relevância supramunicipal, como é o caso da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital ou a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, amplamente divulgados local, regional e nacionalmente.

PUBLICIDADE

A cultura concelhia, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com