Coimbra

Quer participar na Batalha do Bussaco?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 26-08-2015

Está quase a começar o programa de comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco, organizado pelos municípios da Mealhada, de Mortágua e Penacova e pela Fundação Mata do Buçaco, no âmbito do projeto Caminhos da Batalha do Bussaco. 

PUBLICIDADE

fundo (1)

A primeira atividade do programa de comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco é já este sábado, dia 29 de agosto, pelas 21h, na Mata Nacional do Bussaco. Uma iniciativa promovida pela Fundação Mata do Buçaco, que pretende dar a conhecer a todos os participantes alguns marcos e personalidades que se distinguiram na história da 3ª Invasão Francesa em geral e na Batalha do Bussaco em particular.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma viagem no tempo, pelos trilhos da Mata Nacional do Bussaco, em que pode participar, pagando 7 euros por pessoa (3,5€ para menores de seis anos) e as inscrições devem ser efetuadas para a Fundação Mata do Buçaco, através do número 231 937 000 ou do e-mail turismo@fmb.pt.

As iniciativas prosseguem, no concelho da Mealhada, na sexta-feira, dia 4 de setembro, com a abertura de duas exposições do Exército Português, que vão ficar patentes na sala do Casino do Luso até ao dia 27 de setembro. As exposições podem ser visitadas de 3ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 20h e aos sábados e domingos das 15h às 20h.

Contudo, a apresentação oficial das mesmas só vai decorrer no dia 9 de setembro, às 16h, e ficará a cargo de Maria Helena Dias, consultora do Centro de Informação Geoespacial do Exército e do Coronel de Infantaria Luís Paulo Correia Sodré de Albuquerque, diretor do Museu Militar de Lisboa. Uma cerimónia que contará ainda com um momento musical, protagonizado pela Orquestra Clássica do Centro.

PUBLICIDADE

“Portugal em vésperas das Invasões Francesas, conhecimento geográfico e configurações” é uma mostra sobre a cartografia existente naquela época, que explicita bem o pouco rigor que existia na representação geográfica de Portugal à escala nacional e regional. A exposição mostra que, na altura, a maior parte dos mapas eram editados na Europa e “artisticamente decorados e aguarelados”, enquanto os outros, de conhecimento científico e técnico mais avançado, eram manuscritos e reservados ao segredo militar.

Já a outra exposição, “Evolução de uniformes militares portugueses”, é uma mostra da autoria do ceramista e pintor Carlos Gonçalves, também conhecido por SOLARC, que apresenta a evolução do uniforme militar português em personagens moldadas de forma caricatural e popular, mas com correção suficiente para se poder ter uma ideia da evolução do traje.

No dia 5 de setembro, o palco das comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco vai ser outro. O Centro Cultural de Penacova recebe, a partir das 15h, a conferência “Memórias da Batalha do Bussaco”, que conta com a participação do professor Fernando Taveira da Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que vai abordar o tema “Jogos de guerra: o tabuleiro e os protagonistas”; do médico João Paulo Almeida e Sousa, cuja apresentação tem o tema “Andaram por aqui os franceses!”; e, por último, de João Pedro Peixoto, que vai centrar o seu discurso no tema “Apontamentos da 3ª Invasão Francesa em Penacova”. A inscrição na conferência é gratuita, mas obrigatória, e deve ser efetuada nos postos de Turismo de Mortágua ou Penacova ou para os e-mails: eventos@penacova.ptturismo@fmb.ptcultura@cm-mealhada.pt.

O programa de comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco inclui ainda outras exposições, concertos, conferências, recriações históricas, cerimónias militares, passeios noturnos encenados e mais iniciativas. O ponto alto do evento vai acontecer no fim de semana de 26 e 27 de setembro. Aliás, nessa sexta-feira, dia 25 de setembro, às 21h, está marcado o passeio noturno encenado, que passa no território dos três concelhos. Já no sábado, dia 26, será o desfile de tropas e o combate noturno, agendado para 20h, no Luso.

O evento termina no domingo, dia 27 de setembro, com destaque para a recriação histórica da Batalha do Buçaco, que começa às 12h e deverá contar com a participação de centenas de recriadores.

Uma reprodução a preceito, com uniformes e armamento da época, que procura dar a conhecer, da forma mais fiel possível, como foi este capítulo das Invasões Francesas, mais particularmente a Batalha do Bussaco. “Participei há cinco anos na recriação da Batalha do Bussaco, nas comemorações dos 200 anos, e foi um sucesso. Estavam milhares de pessoas a assistir”, sublinhou o presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, José Faria e Silva, em julho, na apresentação do programa.

O programa comemorativo dos 205 anos da Batalha do Bussaco é organizado pelas câmaras municipais da Mealhada, Mortágua e Penacova, bem como pela Fundação Mata do Buçaco, e conta com o apoio do Exército Português, da Associação Napoleónica Portuguesa, da Fundação Luso, da Extramotion, da Associação de Aposentados da Bairrada e do Grupo de Recriação Histórica de Almeida.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE