Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Quer conhecer melhor o Arroz Carolino do Baixo Mondego?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-09-2015

As Jornadas Europeias do Património 2015 irão decorrer nos dias 25, 26 e 27 de Setembro enquadradas no tema do Património Industrial e Técnico.

PUBLICIDADE

arroz carolino

Este tema foi adotado em 2015 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, coincidindo com a comemoração do ano europeu do património industrial e técnico.

PUBLICIDADE

publicidade

A participação da autarquia de Montemor-o-Velho nas Jornadas Europeias do Património 2015 subordina-se ao tema do “Arroz Carolino do Baixo Mondego”, já associado à lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP). Esta produção agrícola tem marcado as vivências e os campos do Baixo Mondego, bem como o seu património, nomeadamente o património industrial.

Foi delineada uma rota que terá o seu início em Montemor-o-Velho, partindo depois os participantes para uma quinta há muito ligada à produção do arroz, onde poderão observar maquinaria antiga empregue no seu tratamento.

Pretendendo acompanhar uma boa parte do ciclo do arroz, será aproveitado o facto de a rota se realizar na altura da colheita desta cultura para se assistir in loco aos trabalhos agrícolas, como a colheita da cultura do arroz.

PUBLICIDADE

Na antiga fábrica “Patrão Rosete”, em Gatões, hoje pertença da Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, vai ser possível visitar o laboratório da empresa, ainda funcional e que replica em tamanho miniatura as máquinas que tratavam o arroz, com modelos a remontarem aos anos 40 do século XX, bem como será ainda visitar as máquinas originais da fábrica, que embora já não estejam a laborar, se encontram guardadas à espera de oportunidade para serem musealizadas. Será ainda possível assistir, mesmo durante o fim-de-semana, à chegada de arroz e a algum tratamento inicial.

Esta ação decorrerá nos dias 25 e 26 de Setembro de 2015. Estão previstas duas visitas por dia (uma de manhã, outra de tarde), com duração de aproximadamente 2 horas cada, contando cada visita com um grupo de 20 participantes. O dia 25 (sexta-feira) estará reservado a alunos da Escola Profissional Agrícola de Montemor-o-Velho. O dias 26 (sábado) destina-se ao público em geral, até ao limite de 20 pessoas por grupo (portanto 40/dia), e sujeito a inscrição prévia para o email flavio.imperial@cm-montemorvelho.pt ou através do número 239687300.

A iniciativa é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, dinamizada pela Câmara Municipal e conta com apoios da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho e Quinta da Boa Vista.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com