Cidade

Quem abriu a comporta no dia da cheia?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-02-2016

A 19 de Janeiro, os Vereadores do PSD visitaram os locais mais afetados pelas inundações de 11 de Janeiro, tendo sido confrontados com situações que, na sua opinião, indiciavam problemas no Sistema de Protecção Civil do Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

mosteiro santa clara a velha

O PSD entende que não apenas havia, e continua a haver, relatos divergentes sobre as condições em que os avisos da protecção civil chegaram aos moradores e agentes económicos afectados, como havia fortes suspeitas de que o sistema não tinha funcionado para impedir que a água entrasse no Mosteiro de Santa Clara a Velha.

PUBLICIDADE

Devido a esses indícios, os Vereadores do PSD propuseram, na última Reunião de Câmara, que esta constituísse uma equipa de peritos independentes para avaliar o que tinha corrido mal, ao nível da Protecção Civil Municipal, para apurar eventuais responsabilidades e, sobretudo, para evitar erros semelhantes no futuro.

Os vereadores do PSD perguntam: porque não foi fechada a comporta no dia da cheia? Quem se esqueceu? De quem é a responsabilidade? E, já agora, porque é que, uns dias mais tarde, a comporta estava fechada, numa altura em que já não havia cheia?

A maioria socialista recusou liminarmente essa proposta, e tanto o Presidente da Câmara como os Vereadores socialistas que se pronunciaram aproveitaram para garantir que a protecção civil municipal tinha feito tudo o que devia e que, portanto, essa proposta dos Vereadores do PSD era uma espécie de afronta ao esforço dos agentes do protecção civil municipal, uma vez que os únicos erros se deviam à gestão dos caudais do Mondego, de responsabilidade de terceiros, salientam os oposicionistas.

PUBLICIDADE

publicidade

A “análise sumária entretanto feita pelos Vereadores do PSD, com fotografias e vídeos das inundações do dia 11 de Janeiro, recolhidas no local, provam, no entanto, que a comporta por baixo da Av. Inês de Castro (IC2) junto à entrada na Praça da Canção permaneceu aberta durante a cheia, não tendo sido encerrada, como devia, nem previamente nem durante o evento”.

Ora foi, segundo o PSD, sobretudo através dessa comporta aberta, que devia estar fechada, que a água entrou em catadupa no recinto do Convento de Santa Clara a Velha e o inundou com mais de 4 metros de água!

Os vereadores do PSD perguntam: porque não foi fechada a comporta no dia da cheia? Quem se esqueceu? De quem é a responsabilidade? E, já agora, porque é que, uns dias mais tarde, a comporta estava fechada, numa altura em que já não havia cheia?

Em face destas dúvidas, que consideram fundadas em factos, os Vereadores do PSD na Câmara de Coimbra “voltam a exigir que a Câmara desencadeie um inquérito que apure o que aconteceu e esclareça as responsabilidades municipais que levaram ao alagamento desastroso do Convento de Santa Clara a Velha. Não chega sacudir a água do capote e gritar que culpa foi dos outros para iludir as suas próprias responsabilidades, como uma vez mais está a tentar fazer o Sr. Dr. Manuel Machado!”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE