Coimbra

Quatro listas candidatas às eleições para órgãos sociais da Ordem dos Arquitetos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-12-2013

Quatro listas de candidatos vão concorrer às eleições para os órgãos sociais nacionais e regionais da Ordem dos Arquitectos (OA), no dia 19 de dezembro, segundo a associação que representa 20.634 profissionais no país.

PUBLICIDADE

Fonte da OA indicou à agência Lusa que, para o sufrágio, foi admitida uma candidatura aos órgãos nacionais, uma candidatura aos órgãos regionais do Sul e duas candidaturas aos órgãos regionais do Norte.

As eleições para os órgãos sociais que vão dirigir esta entidade no próximo mandato, de 2014-2016, decorrem no dia 19 de dezembro, entre as 17:00 e as 22:00, na sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, e da Secção Regional do Norte, no Porto.

PUBLICIDADE

O atual vice-presidente, arquiteto João Santa-Rita, é candidato a presidente do Conselho Diretivo Nacional da OA com a candidatura “Mais Arquitetura”.

João Belo Rodeia, atual presidente do Conselho Diretivo Nacional da OA, que a dirigiu durante dois mandatos consecutivos, não se pode recandidatar por terminar agora o segundo mandato.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o artigo décimo dos estatutos da OA, “não é permitida a reeleição para um terceiro mandato consecutivo, nem nos três anos subsequentes ao termo do segundo mandato consecutivo”.

À Secção Regional Sul (SRS) candidatou-se a lista A, com o lema “Aproximar, Monitorizar e Agir”, encabeçada pelo atual presidente, arquiteto Rui Alexandre.

Para a Secção Regional do Norte (SRN), são candidatas a lista A “Arquitetura é Cidadania”, liderada pelo atual presidente da SRN, arquiteto José Fernando Gonçalves, e a lista B “Novo Rumo, Nova Ordem”, com a arquiteta Cláudia Santos, como candidata.

No âmbito da campanha eleitoral que está a decorrer, na terça-feira, às 18:30, vai realizar-se em Coimbra um debate com as listas A e B, candidatas aos órgãos regionais da SRN, com a presença dos candidatos a presidente do Conselho Diretivo Regional Norte, José Fernando Gonçalves, pela Lista A, e Cláudia Costa Santos, pela lista B.

A lista A, candidata aos órgãos nacionais da OA, organiza um conjunto de sessões de esclarecimento com a presença dos candidatos a terem lugar na segunda-feira, no Funchal, na terça-feira, em Abrantes, na quarta-feira, no Porto, na quinta-feira, em Coimbra, e no dia 13 de dezembro, em Lisboa.

Em Lisboa, a 16 de dezembro, realiza-se a última sessão de esclarecimento com um encontro da comunidade académica no Grémio Literário.

Nos últimos anos, o setor da arquitetura tem sofrido também com o impacto negativo resultante da crise económica no setor da construção em Portugal, forçando muitos arquitetos a emigrar ou a procurar outras saídas profissionais.

A situação foi debatida este ano, em junho, durante o 13.º Congresso dos Arquitetos, que decorreu em Lisboa, para promover a reflexão sobre a situação da profissão, a sua representação na sociedade e os desafios para o futuro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE