Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Quando o homem lavrava o mar na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-11-2018

Quando o homem lavrava o mar é a nova proposta artística do programa Coimbra Região de Cultura’que vai ser apresentada na Figueira da Foz no domingo, dia 18 de novembro, às 16:00 no Teatro Caras Direitas.

PUBLICIDADE

É um espetáculo musical de Fernando Mota que pretende homenagear os pescadores portugueses. A entrada é livre.

‘Quando o homem lavrava o mar’ promove um diálogo entre música, poesia e imagens sobre a pesca e o mar. O seu universo musical é composto por peças instrumentais e canções inspiradas na música tradicional portuguesa, bem como composições mais experimentais, criadas com sons da natureza e objetos do quotidiano.

PUBLICIDADE

publicidade

Além do som da água, utilizado e tocado de diversas formas, uma das presenças mais fortes neste espetáculo é a das latas de conserva. Na sua génese, o projeto contou com o apoio da Cofaco, grupo que detém as marcas Bom Petisco, Fiel, Bom Amigo, entre outras, que gentilmente cedeu o material com o qual foram construídos o Bompetiscofone e a Rede Enlatada, duas esculturas sonoras de grandes dimensões utilizadas no espetáculo.

Algumas canções compostas especialmente para este espetáculo foram criadas a partir de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, dos livros ‘Mar’, ‘Coral’ e ‘Navegações’.

PUBLICIDADE

‘Quando o homem lavrava o mar’ tem uma forte componente visual, sendo projetadas fotografias, vídeos e excertos de filmes do Arquivo Municipal Fotográfico Américo Ribeiro (Setúbal), do Arquivo do Museu Marítimo de Ílhavo e dos artistas James Knight-Smith, Allan Villiers e Michel Giacometti.

  
O espetáculo será também apresentado, no âmbito do Coimbra Região de Cultura, em Mira (15 de dezembro) e Cantanhede (19 de janeiro).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com