Câmaras

PSD diz que Manuel Machado tem atitudes ditatoriais e persecutórias

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-08-2014

O Partido Social Democrata, através da secção dede Coimbra, emitiu um comunicado para nos dizer que “À luz dos recentes acontecimentos, no que aos Acordos de Execução entre a Câmara Municipal de Coimbra e as Juntas de Freguesia diz respeito, o PSD vem manifestar o seu repúdio pelas atitudes ditatoriais e persecutórias do Dr. Manuel Machado”.

PUBLICIDADE

O partido laranja garante que “Coimbra já não estava habituada, desde o século passado, a este político antiquado, ultrapassado, retrogrado e que pauta a sua actuação por pressões e esquemas pouco ou nada democráticos”.

Na semana passada, o Dr. Manuel Machado, após longos meses em que se recusou a negociar uma Proposta de Acordo com as Juntas de Freguesias, decidiu unilateralmente avançar com a assinatura de protocolos, recorda a concelhia liderada pelo vereador Paulo Leitão, salientando que “A Lei exige uma negociação, o Dr. Machado acha que não”.

PUBLICIDADE

O PSD diz que “Na tentativa de criar um “circo mediático”, o Dr. Manuel Machado convidou para a dita cerimónia, os Senhores Jornalistas e apenas alguns Presidentes de Junta (aqueles que sabia de antemão que teriam de assinar, pois estava em causa a sobrevivência financeira das suas Juntas de Freguesia). Acrescente-se que o garrote que colocava essas Juntas em perigo foi criado e mantido pelo Dr. Machado, através da asfixia financeira das mesmas, ao longo dos últimos meses.

Ao tomar conhecimento desta atitude arbitrária e nada democrática, o Presidente da Junta de Santo António dos Olivais, tentou junto do Dr. Machado encontrar uma solução. Após negociação ficou acordado que todos os Presidentes das Juntas assinariam os acordos e que durante o corrente ano os mesmos iriam ser adaptados, com o acordo de todos e introduzindo as várias propostas sobre a mesa, acrescenta o PSD.

PUBLICIDADE

publicidade

“Mais uma vez, o Dr. Manuel Machado não se conteve e, numa atitude persecutória e intimidatória, recusa-se a assinar o protocolo com a União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela (por coincidência a única Junta onde o PSD ganhou nas últimas eleições autárquicas com maioria), alegando que estaria em falta uma certidão. Isto seria correto se todas as outras Juntas tivessem a devida certidão. Não tinham!

O partido que perdeu o poder para o PS refere que apenas consegue entender estes actos avulsos como mais um tique persecutório e abusivo do Dr. Machado, mesmo que isso implique claros prejuízos para todos os habitantes de Trouxemil e Torre de Vilela.

O PSD de Coimbra  invoca que defende uma gestão pública exercida com lisura, educação e respeito, pois está em causa o trabalho e a honorabilidade de pessoas que foram eleitas pelos cidadãos de Coimbra, repudiando todos os actos biliares exercidos sem fundamentos legais e fora daquilo que são as práticas de um país democrático e civilizado.

O PSD de Coimbra manifesta igualmente solidariedade para com a população destas freguesias e, mais uma vez, volta a denunciar as atitudes que lembram um passado com alguns contornos kafkianos, que pensávamos vencidos.

A estrutura social democrata conclui que, “ao falarmos do Dr. Manuel Machado, estamos a falar do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e também do Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, pelo que questionamos todos os Associados sobre os factos e práticas denunciadas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE