Deputados

PS de Coimbra promove Encontro de Trabalhadores no final do 1.º semestre

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-01-2014

 A concelhia de Coimbra do PS, juntamente com a Tendência Sindical Socialista, irá organizar um Encontro de Trabalhadores Socialistas, em Coimbra, no final do 1.º semestre deste ano, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O Encontro de Trabalhadores Socialistas pretende “mobilizar os trabalhadores contra esta política de cortes e esta senda persecutória contra a administração pública”, defendendo “salários e trabalho dignos”, afirmou Rui Duarte, presidente da Comissão Política da Concelhia do PS de Coimbra, hoje à tarde, numa conferência de imprensa, na sede de Coimbra do partido.

O encontro, apesar de se dirigir aos trabalhadores da administração pública do concelho de Coimbra, “está aberto a todos os setores e trabalhadores”, informou Rui Duarte, pretendendo que a iniciativa “não se esgote na Tendência Sindical Socialistas (TSS)”.

PUBLICIDADE

O também deputado socialista quer que “o espírito de combatividade e o espírito de indignação” esteja “plasmado” no encontro, depois “da bigorna fiscal” de que os trabalhadores foram vítimas “neste último Orçamento do Estado”.

A conferência de imprensa pretendeu também assinalar “os primeiros dias em que os trabalhadores recebem os seus vencimentos”, aos quais são aplicados os cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014.

PUBLICIDADE

publicidade

Os cortes foram classificados por Rui Duarte como “um insulto laboral”, resultante de “um programa de empobrecimento”, cabendo ao PS “clamar por justiça social”.

Ricardo Pocinho, coordenador distrital da TSS, também presente na conferência de imprensa, considerou que as políticas do Governo são “uma clara estratégia de pôr fim à Administração Pública e ao Estado social”.

Depois de três anos de reduções salariais entre 3,5% e 10%,que se aplicavam a partir dos 1.500 euros, os trabalhadores do Estado terão agora um corte agravado, entre 2,5% e 12%, nos salários a partir dos 675 euros.

O Orçamento do Estado para este ano prevê que esta redução progressiva seja aplicada, com caráter transitório, a todos os trabalhadores das Administrações Públicas e do Setor Empresarial do Estado (SEE), bem como dos titulares de cargos políticos e outros altos cargos públicos.

Manter-se-á em vigor o corte adicional de 5% nas remunerações de todos os titulares de cargos políticos.

Segundo as simulações da consultora PricewaterhouseCoopers para a Lusa, os cortes previstos para 2014 levarão a que, no caso dos ordenados mais elevados, a perda de salário real entre 2010 e 2014 possa chegar quase aos 19%.

Também estiveram presentes na conferência de imprensa Gonçalo Mendes, coordenador distrital do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, e Juvenal Sousa, do secretariado da TSS.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE